30 março, 2008

A NASCENTE DO AVE





Lindíssimo passeio realizado ontem por gente de Vila do Conde.
Organizado pelo Clube Fluvial Vilacondense, e pela APPA-VC ( respectivamente representados pelos Sr. Dr. Saraiva Dias e pelo Sr. Dr. Paulo Pinto ) fomos ver a nascente do Ave. Pensava eu que iria encontrar no cimo da Serra da Cabreira, a água brotando da rocha, ou algo semelhante, mas tal não se verificou. Depois da visita realizada, a impressão que obtive, e que realmente vi, foi que toda a serra é como uma "mãe d´água", pois esse precioso líquido aparece em todo o sítio, e é uma constante quando nos vamos aproximando do cimo da serra. Está realmente em todo o lado, quintais viçosos, pedras húmidas, regatos por toda a parte, enfim ... a serra é realmente a Mãe do Ave.
Mas, claro, não o Ave que infelizmente conhecemos, pois nestes regatos corre uma água como há muito não via. É lindo de se ver, de tão cristalina que ela é. Para fazerem uma ideia, reparem na primeira fotografia, nela vemos pedras, mas posso vos dizer que elas estavam no leito de um regato, e do qual , quase não vislumbramos a água.
Quantas décadas faltarão, para que novamente vejamos na foz, em pleno coração de Vila do Conde, esta água ?
Para tal, seria suficiente nós querermos !
Para finalizar, agradeço aos organizadores este passeio, mas na realidade, pareceu-me até que nem de Vila do Conde tinha saído, pois éramos todos vilacondenses, e estivemos sempre próximos do nosso RIO AVE.

8 comentários:

Anónimo disse...

Excelentíssima ideia ! Por favor organizem outra "expedição" destas e avisem-me com alguma antecedência , para que também eu possa participar . Tenho a certeza de que não faltarão interessados .
E que tal um encontro de leitores do "Carioca" na nascente do Ave ?

Anónimo disse...

Belas fotografias e belo passeio.
A beleza da água límpida em movimento é um dos melhores espectáculos do mundo.
De certeza que num sítio desses ouviste o "silêncio".
um xi da poveira

Ana Loura disse...

Zé,

Que lindíssima porta para eu entrar no teu blog! As fotos estão excelentes e o texto claro como a água do nosso Ave...na (nas) nascente. Foi um imenso prazer o reencontrar-vos ao fim de tantos anos. Oxalá não tenhamos de esperar tantos para podermos voltar a comer peixe do nosso rio e banharmo-nos em águas frescas e límpidas junto à azenha como tantas vezes fiz na minha meninice.

Vou voltar aqui, ao teu cantinho. De relance vejo que vale muito a pena.

Beijo

Ana

Anónimo disse...

Pois é, mais uma frustração.
Então não é que estava para ir a
este passeio, tal como tenho feito noutros desta excelsa organização (Fluvial/Defesa Património), e fui protelando, a olhar para as nuvens do céu, até que na véspera me informam estar esgotada a lotação?
Como consolação, ainda assisti à
chegada dos vários "turistas" que
me inquiriram sobre o porquê da
minha ausência, e aos quais manifestei a minha satisfação por
os ver tão felizes.
Ficará para a próxima, que desejo
breve, talvez como José Guedes sugere e subscrevo inteiramente.
Quanto à limpidez das CRISTALINAS AGUAS DO AVE na Nascente, e a badalhoquice aqui na Foz, nem vale
a pena bater mais no "céguinho"...
-Lá diz o povo, e com razão:
MAIS CEGO QUE OS CEGOS,
É QUEM TEM OLHOS E NÃO QUER VER!...
a)Cereja

Anónimo disse...

Vou demorar um bocadinho, mas volto.
Na próxima postagem, irei vos relatar um outro nascimento.

ATÉ JÁ.

Anónimo disse...

.....1º ABRIL - DIA DOS ENGANOS...
Talvez por se tratar do DIA DOS ENGANOS (ou talvez não...), ontem, 1ºde Abril, apareceram nos lugares públicos habituais, o designado
BOLETIM MUNICIPAL, referente aos meses de Janeiro/Fevereiro, o qual entre as trivialidades do costume, anunciava que no corrente ano de 2008 «será dado particular relevo
às questões relacionadas com o ambiente, destacando-se o arranque
da construção da ETAR na bacia
hidrográfica do Ave, e respectivas
infraestruturas» etc. e tal...
Depois de passados que são, 33 Primeiros de Abril, mantendo-nos
ainda na cauda da Area Metropolitana do Porto, temos o
direito de dúvidar.

A ilustrar, mais uma foto do edifício da antiga Biblioteca Municipal, Dr. Jorge Faria, onde
se diz que ficará instalado o futuro Arquivo Municipal, o qual, mais uma vez, irá estar em destaque, tal como já o estivera em vésperas das anteriores eleições autarquicas...
a) Cereja

DMG disse...

A ideia de se organizar um encontro de leitores do "Carioca" (seja onde for) parece-me uma óptima ideia. Para além de ter a certeza de que seríamos muitos, seria uma forma de finalmente conhecermos as pessoas que por aqui vamos encontrando.

Caro José Cunha, fiquei (ficámos) curioso(s) com o último comentário: "Na próxima postagem, irei vos relatar um outro nascimento." Aguardaremos notícias...

Mais um abraço,
Diogo

Anónimo disse...

Porque no texto não diz, tenho uma
vaga ideia de ter ouvido algures,
que a primeira reunião, mais ou menos informal, daqueles que viriam a ser os primeiros dirigentes do Ginásio, aconteceu
no Jardim da Avenida Júlio Graça,
junto à entrada do Parque de Jogos.
Porque julgo importante, já que é com base nestes pequenos pormenores que se faz a verdadeira história, que digam mais algo sobre o tema.
Grato e com votos de bom regresso,
a)Cereja