05 abril, 2008

NASCE O «GINÁSIO»


A primeira fotografia, terá sido obtida no princípio do séc XX, mas até meados desse século, finais de 1950, poucas alterações se terão verificado. Os quintais continuavam a existir, tinham árvores de fruto, pequenas vinhas, alguns produtos hortícolas, em suma, eram a dispensa daquelas famílias que habitavam aquela zona.
Pois foi aqui, que os meninos que mais tarde viriam a "fundar" o GINÁSIO CLUBE VILACONDENSE, brincavam aos cow-boys (ou artistas) e índios. Havia como que uma rivalidade entre os quintais do Eduardo Pinto, e o do Zé Graça, e até o quintal do Sr. Carlos Sousa (contíguo ao do Eduardo) não escapou às traquinices, pois foi alvo das nossas flechas incendiárias, e lá ardeu uma pequena casa de arrumos ao fundo do quintal.
Depois, veio o laboratório no quintal do Eduardo, ( no local onde pouco tempo antes se guardavam os porcos, e onde, ao último eu assisti á matança ) onde até uma explosão não faltou, e que me reteve na cama, quase a totalidade das "férias grandes".
Bom, ... crescemos mais um bocadinho, e aí por volta de 1957, o Jorge Correia, eu, e o Eduardo Pinto, começamos a interessar-nos por "coisas de músculos", e, num canto do quintal do Jorge Correia, tínhamos o nosso ginásio (na segunda foto, no local em sombra do solar de S. Roque). Fizemos halteres em cimento, montamos as argolas (onde o Jorge era exímio) , barra fixa, salto em altura, e, num dos socalcos mais abaixo, não faltou a pista de obstáculos. E foi aqui, junto ás argolas, que se escreveu pela primeira vez, numa velha tábua, a palavra GINÁSIO.
Logo a seguir, com a aproximação dos amigos de sempre, o Ferraz, o Toni, e todos os outros, o Romeu, o Jorge Ramos e o Zé Moreira, e o Faria (que viria a ser o sócio número 1), e tantos outros, se deu continuidade a esta iniciativa. E assim, nasceu o Ginásio que hoje conhecem.
Claro que demorou algum tempo o percurso, mas tudo foi acontecendo, o hóquei, o atletismo praticado junto ao rio do lado de Azurara, e aqui já o Ginásio estaria na sua adolescência.
Muito ficará por contar, mas foi só minha intenção vos relatar o nascimento do Ginásio, clube que hoje honra Vila do Conde, e à frente do qual, ainda se encontra um dos meninos que o fez nascer.
Sem dúvida, estes tempos foram uma grande escola, e nela nos formamos. Sinto-me honrado, por a ela ter pertencido.

29 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de já ter uma ligação com o Ginásio há mais de duas décadas, nunca soube muitos pormenores sobre o verdadeiro "nascer" deste Clube com tanta História!
Ao ler este artigo, mais uma vez compreendi o amor e dedicação que certas pessoas têm pelo Ginásio, o que lutaram e o que ainda continuam a lutar, sempre por carolice, para que o nome do Ginásio esmoreça!
O que nos dias de hoje sabemos bem o quão dificil é....

A todos que ajudaram ou ajudam o Ginásio a crescer um muito obrigado.

Anónimo disse...

Um excelente artigo que da conta de como este historico clube é importante para a cidade .

A todos os atletas e coloboradores do Ginasio.. Força e continuem a dignificar o nome da cidade e do clube.

Anónimo disse...

É pena que nos dias de hoje já não se ouça histórias assim....é tudo muito mais frio e impessoal...

Já não se brinca nos quintais (se é que eles existem)....
Estamos na era dos videogames, computadores, televisão e afins...

Mas é sempre uma alegria quando um artigo ou uma imagem nos recorda que afinal nem sempre foi assim!

Força GINÁSIO!!!!

Anónimo disse...

É fantástico ver que a partir de uma brincadeira de quintais nasce um clube de grande sucesso em todas as suas modalidades, naturalmente umas mais que outras, mas onde se regista um desenvolvimento muito grande, e tudo isto graças aos valores que iniciaram o clube, uma brincadeira, e é este o motivo, na minha opinião, para o sucesso do clube, pois os seus atletas praticam uma modalidade que gostam e tem prazer em treinar e competir com a camisola deste grande clube, o GINÁSIO!

Anónimo disse...

lembro-me de 1994 campeonato do mundo de tranpolins, desfilaram por VILA DO CONDE mais de mil atletas em representacao mais de 50 paises as escolas fecharam-se, nessa semmana para albergar os atletas foi mobilizado o ministerio da defesa para cader camas. fomos campeoes do mundo mais tarde em 1998 campeoes da europa forca ginasio denificas VILA DO CONDE e PORTUGAL por esse munso fora .

Anónimo disse...

com muito orgulho fui atleta do GCV e tambem de outro clube e nao gostando de fazer termos comparativos nao posso deixar de o faze-lo devido qualidade a organizacao deste grande clube que foi e é e será sempe um grande clube.

Anónimo disse...

quando vejo as trasnmisoes televisvas, dos jogos de volei do GCV sinto-me orgulhoso do percurso deste grande clube de V.CONDE

Anónimo disse...

PROCUREM OUVIR O HINO DO GCV NO SEU SITE

Anónimo disse...

viva o ginasio clube vilacondense
por tudo que tem feito em prole do desporto amador,nao esquecendo os seus atletas e magnifica direcçao que o tirou do anonimato desde de que o Sr. eduardo pinto e presidente

Anónimo disse...

Eduardo sei que atravessas momentos dificeis de ordem burocratica no teu Ginasio sei que com a tua força e dedicaçao os vais ultrapassar nao deixes morrer este grande clube do qual es o prncipal rosto força ginasio

Anónimo disse...

Estando ainda ligado ao clube eis uma novidade da qual desconhecia por completo...a origem do Ginásio...seria interessante que atletas do clube ficassem a par da origem do símbolo que defendem em todas as competições em que participam e que sirva de motivação para todos os envolvidos darem o melhor contributo para que o clube prospere por muitos anos...

Anónimo disse...

lembro-me de assistir de perto ao nascimento do ginasio como observador,foi com emoçao que ao ler este texto relembrei esses tempos. é um grande clube deve-se aos atletas, mas tambem a um grande homem ao presidente. parabens eduardo pelo excelente trabalho.

Anónimo disse...

Parabéns ao Zé Cunha , Jorge Ramos , Eduardo Pinto , Jorge Correia e a todos os outros "putos" que fizeram o Ginásio . Sim, eles eram os "putos" da minha geração e já tinham um conceito de "qualidade de vida" relativamente avançado para a época : enquanto eles faziam ginástica nós , os mais crescidos , mergulhávamos forte no "Sex , Drugs & Rock ´Roll" . Só que o "sex" era virtual , as "drugs" dividiam-se entre o branco e o tinto , e o "Rock´Roll" raramente tinha mais que três acordes .
Só um reparo : porque é que os admiradores do Ginásio se escondem por detrás do anonimato ? Seria gratificante saber quem reconhece o trabalho e a carolice dos fundadores .
Eles bem o merecem , pois a sua Obra cresceu , afirmou-se e irá perdurar ao longo de gerações .

Anónimo disse...

ainda andava na escola secundaria quando me recrutaram para dar apoio no campeonato europeu de karate e com muito orgulho aceitei fazer parte deste projecto.constatei a brilhante organizaçao do ginasio, foi uma experiencia enriquecedora que o ginasio me proporcionou.obrigada sr Eduardo Pinto e sr Gualter.viva a vila do conde e o ginasio

Anónimo disse...

sou poveiro e atleta do GCV,com muito orgulho nao me identifico por razoes obias,mas de facto a oferta desportiva entre V.Conde e a Povoa e abismal,força Ginasio es o maior

Anónimo disse...

Quando o Jorge Pereira foi campeao do mundo atraves da Televisao ouvi o Hino Nacional,chorei,tao pequenos e tao pobres,entre os maiores estou a falar da USA e RUSSIA,eramos os maiores,a custa do GINASIO senti orgulho de ser Vilacondese.

Anónimo disse...

nao gostei nada que o sr.presidente acaba-se com a equipa senior feminina

Anónimo disse...

jamais poderei esquecer este clube , porque foi graças ao vilacondense que a minha vida teve um rumo mais positivo do qual eu na altura estava a encaminhar.

tive a oportunidade de me relacionar com pessoas as quais não tinha acesso de conviver e hoje mantenho essas amizades.

o vilacondense mudou muito a minha vida e a minha forma de estar na vida fez parte da educação que me faltou, por isso só tenho de agradecer ao clube e não só tambem tenho de agradecer a um homem que é o verdadeiro exemplo do sentido de justiça da honestidade de uma educação e acima de tudo de uma grande honra obrigado eduardo pinto por tudo jamais esquecerei.

Ana Loura disse...

Olhem só as coisas que nós vilacondenses aprendemos neste blog. Não basta ter nascido cá, ter crescido cá ou morar cá para nos dizermos vilacondenses. É preciso conhecermos a História e as estórias que fizeram e fazem sermos o que somos. E, tu aqui, Zé, faze-lo tão bem. As fotos "do antes" e "do agora" com que ilustras o que nos dizes demonstram o cuidado com que constróis cada post.

Voltarei para aprender mais.

Beijo

Ana

Anónimo disse...

palavras para que. viva g.c.vilacondense

Anónimo disse...

Por lapso, em 5 de Abril, no Post
sobre a NASCENTE DO AVE, perguntava
se não teria sido frente ao Parque
de Jogos, do Jardim da Avª Júlio
Graça, que se assentaram ideias
para formação do Ginásio, tal como ali refiro.
a)Cereja

Anónimo disse...

Cereja, talvez mais adiante dê resposta a essa pergunta, (posso lhe adiantar, que foi mais ou menos assim)mas desta vez queria realmente contar-vos o nascimento do clube, e não a sua história, que , como sabe, já vai longa.

Anónimo disse...

É de louvar a atitude do presidente, do nosso presidente, do meu presidente, do meu grande clube ginasio.
obrigado sr eduardo pinto pelo bem que faz ao meu grande clube.
o ginasio, tem uma enorme divida, para com sr eduardo.
infelizmente só será reconhecida quando morrer é de lamentar mas é o pais que temos.

Antonio azevedo
grande abraco sr eduardo pinto

Anónimo disse...

De um grupo de amigos "Nasceu o Ginásio"... agora todos os que colaboram e gostam deste Grandioso Clube é que têm a responsabilidade de o tornar ainda maior,não só com muita dedicação e prazer, mas também com muito "profissionalismo".
É sempre bom e de enaltecer, que surjam artigos como este, que relata a nascença do nosso clube, para que o mesmo possa crescer ainda mais,com mais sócios,que é importantíssimo para a estabilidade do Clube.

Parabéns Sr Eduardo pela grande dedicação ao Clube, e pelo Amor que sai da sua boca, sempre que fala sobre o Ginásio.

José Pedro Pontes
Treinador Voleibol

Anónimo disse...

nao podemos esquecer o adriano ele e o presidente sao uma dupla imbatibel direi mesmo olimpicos no que fazem

Anónimo disse...

Um Clube com uma dimensão mundial da qual nos deixa a todos os Vilacondenses e amigos do Ginásio a satisfação de poder pertencer e participar nesta grande família.
Parabéns a todos os que de alguma forma contribuem para o engrandecimento desde glorioso clube.

Unknown disse...

Há quase trinta anos que pertenço a este Clube. Tenho o nº 501 no meu cartão de sócio e passei pela ginástica, voleibol e num já distante Natal me ofereceram uma raquete de ténis.Comecei a "bater" bolas contra o pavilhão, entrei na Escola de Ténis do Ginásio...Aprendi, joguei,diverti-me, fiz amigos que se mantêm até hoje. Comecei a "ajudar" os treinos e com o passar dos anos, com dificuldades, alegrias e acima de tudo com trabalho e apoio SEMPRE presente do meu Clube, neste momento a Escola de Ténis funciona a todo vapor. Aproveito para deixar aqui os meus agradecimentos ao Sr. Mário Martins, o Sr.Eduardo Pinto e sem dúvida alguma quem mais força deu ao ténis do ginásio: Vinicio Pereira.
Obrigado
Paulo Gavina

Anónimo disse...

Olá Zé

Gostei de ler sobre a história do Ginásio.

E as rolhas que foram o 1º emblema do Ginásio, lembras-te?

Continua a contar histórias,é sempre bom recordar.

Anónimo disse...

Olá "Tio Zé Cunha"!
Antes de mais, muitos parabéns pelo blogg, e por este talento escondido da escrita.
Das histórias da infância que o meu pai me conta, o nascimento do Ginásio é a que eu mais gosto de ouvir. Quem diria que o que começou por uma brincadeira de miúdos, seria actualmente um dos clubes com mais projecção a nível nacional e mesmo internacional!!
Como vilacondense, sócia do ginásio e filha de um dos fundadores, muito obrigada a todos os fundadores e impulsionadores do desporto vilacondense.

Maria Inês Moreira