18 abril, 2008

CURIOSIDADES


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Esta lancha, (ou barco-automóvel, como também eram conhecidos estes barcos, talvez porque tinham um volante em tudo idêntico ao de um automóvel ) diz-me o A.Carmo, terá sido construída nos anos cinquenta.
Os estaleiros, que por vezes tinham quebras nas encomendas, dedicavam-se então à construção de pequenas embarcações, tais como os tão conhecidos DORIS, o barco (pequeno e estreito) usado na pesca do bacalhau.
Numa dessas falhas no fabrico, e anteriormente ao fabrico da lancha que acima mostro, construiu-se uma outra, mas em fibra. A matéria prima era americana, rara nestas bandas, mas lá tentaram construir o barco. Não resultou, e conta o Carmo que terá sido devido ao clima, frio e húmido, mas, mais tarde no Algarve, em ambiente mais quente e seco, voltou-se à experimentação, mas não sabe o resultado.
Assim, fomos pioneiros nos barcos de fibra, que hoje embelezam todas essas marinas, mundo fora, e que tanto gozo deverão dar aos seus ricos proprietários.

1 comentário:

Anónimo disse...

E para essa cidade linda delimitada por Rio, Terra e MAR cá vai mais uma achega da Poveira.

OH, MALDITO ABENÇOADO MAR

Quantas vezes te maldigo,
Quantas vezes te abençôo,
Te maldigo pelo quanto tens de traição,
Te abençôo pelo que tens de riqueza e bondade,
Sim, abençoado mar.
Foi de tua riqueza que consegui tirar os frutos do meu sustento
Foi, graças à tua bondade que os meus pais me criaram
.........
- Oh! abençoado mar que tudo me deste,
- Oh! maldito mar que tudo me levaste.

autor Manuel Baltazar do Couto

(poema publicado na integra no meu blog)
Um abraço da Poveira