05 março, 2008

CASAL THOMAS ROWLAND´S


Devemos aos nossos Associados, Ex.mos Senhores Thomas Rowland´s e D. Alzira Rowland´s, uma contínua e carinhosa simpatia pela obra do Fluvial, sobretudo no que diz respeito à Pesca Desportiva. E são imensos os favores que nos têm dispensado, quer contribuindo para o maior conforto do «Pavilhão de Pesca», dotando de espelhos e toalheiro os seus lavabos e de cortinas todas as janelas, quer ainda propondo novos Sócios, para maior prestígio da nossa Colectividade.
Não podíamos, pois, deixar de frisar neste Boletim esta magnífica atitude de amizade e colaboração destes nossos Amigos, ao mesmo tempo que lhe deixamos aqui também o nosso muito Obrigado e a certeza também de que continuaremos a pugnar pelo desenvolvimento de tão salutar desporto como pelas condições de pesca da nossa Costa e do nosso Rio.
Boletim do Clube Fluvial Vilacondense-1951.

3 comentários:

Anónimo disse...

Alguém sabe quem eram estes Rowlands e como vieram parar a Vila do Conde ? A senhora - a avaliar pelo nome - poderá ser portuguesa , mas era interessante saber como se estabeleceu a ligação ao CFV .

Anónimo disse...

Para além desta memória do antigo
Bar do Fluvial (posteriormente mais conhecido pelo Bar da Arminda)
são dignos de registo as Marcas e
de um dos Farois de Enfiamento da
Barra de Vila do Conde, que se vêm na foto. Também eles mereciam mais um pouco de respeito por parte de quem superintendia na preservação do nosso património, já que também
eram marcas de uma època.
a)Cereja

Anónimo disse...

Caro Senhor

A D. ALZIRA ROWLAND'S, era portuguesa, sim. Casada com o cidadão natural do Reino Unido (Inglaterra) os quais viveram muitos anos na cidade do Porto, mais precisamente na freguesia de Águas Santas.
A D. Alzira Rowland's, era prima direita da minha avó paterna, D. Maria Emília de Sousa Nogueira d'Oliveira Lima, filha de António Francisco Nogueira, proprietário e administrador da Fábrica de Tecidos de Seda Francisco José Nogueira, Filho & C.a, situada na Rua da Alegria, Porto, em cujas instalações se encontra actualmente o Centro Comercial "Gran Plaza".
A minha avó Maria Emília, prima de Alzira Rowland's, era casada com o Prof. Dr. José d'Oliveira Lima, professor catedrático de medicina e vice-reitor da Universidade do Porto, funções que suspendeu durante 6 anos, tendo comprado 3 quintas que unificou e registou como Quinta da Bela Vista, em S. Roque da Lameira, Campanhã, Porto, para onde encomendou o projecto ao Ilustre arquitecto e pintor José Teixeira Lopes (filho e irmão dos escultores Teixeira Lopes) para as instalações do "Instituto Moderno do Porto", colégio privado que mandou construir na Quinta da Bela Vista, tendo sido considerado um do melhores colégios privados da Europa naquela época, foram os primeiros edifícios construídos em betão armado da cidade do Porto. Posteriormente, o meu avô vendeu a quinta com todas as instalações e recheio ao Estado para ali instalar o batalhão da GNR, actualmente ali se encontra instalada a PSP.
Entretanto, o primo por afinidade Thomas Rowland's, faleceu, tendo a prima Alzira distribuído muitos dos seus bens pela família, nomeadamente pela minha irmã mais velha Maria Manuel que sempre visitava e se manteve muito ligada a esta prima direita da minha avó paterna.
Através desta minha irmã Maria Manuel, vou tentar saber mais sobre os primos Rowland's da minha avó, bem como no que se refere à sua ligação a Vila do Conde, embora tenha indícios de que se deve a um sobrinho de Alzira Rowland's que nessa região herdou uma quinta na qual vive, tendo casado com uma colega de colégio da minha irmã Maria Manuel.
Como estou envolvido na pesquisa e elaboração da Árvore Genealógica da família, devo entretanto chegar a esse ramo familiar.