07 janeiro, 2007

PELOURINHO

O PELOURINHO MANUELINO.
O pelourinho que existe em Vila do Conde foi construído após a outorga da Carta de Foral, pelo rei D. Manuel, a este município, em 10 de Setembro de 1516.
Marco da jurisdição municipal, Herculano vê nele o símbolo da liberdade burguesa. O pelourinho vilacondense que conhecemos não foi um instrumento de tortura ou de execuções, mas sim um local de divulgação das decisões e posturas camarárias. É da tradição, localizar na Praça Velha, junto à primeira casa da Câmara, uma picota, que por ordem de D. JoãoIII, foi transferida para a Praça Nova, em 1538. Nessa altura, já havia diligências para a construção, neste mesmo local, do novo edifício dos Paços do Concelho. No ano seguinte, o povo enfurecido, durante a noite, destrói o pelourinho, pois não via razão para a sua existência, uma vez que aos municípios tinha sido retirada a jurisdição criminal.
No entanto, nos anos 80 do século XVI, novo pelourinho se ergue, desta vez junto ao rio, mais concretamente, na Praça da Ribeira, expressando agora a autonomia municipal. A coluna enconta-se actualmente na Praça Vasco da Gama para onde foi trasladado no início deste século.
O pelourinho de Vila do Conde é um monumento de singular beleza. De um plinto oitavado, servido por uma escada de quatro degraus numa das faces, parte um fuste em que quatro toros de granito se entrelaçam, unidos a meio por um anel em forma de corda. No capitel está esculpido o brasão real e por cima aparece a gaiola artísticamente trabalhada.
Rematando o conjunto surje de uma vara metálica uma mão empunhando uma espada. Os ângulos do embasamento têm gravadas datas ligadas à sua história.
Dr. MARTA MIRANDA.
em (VILA DO CONDE-CIDADES E VILAS DE PORTUGAL)

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei deste trabalho.