17 janeiro, 2007

NOSSA SENHORA DA GUIA



Senhora da Guia ou de S. Julião.
O mais velho monumento da vila, a que se refere já um documento de 1059.
De todos os monumentos religiosos de Vila do Conde, a pequena Capela de Nossa Senhora da Guia é provàdamente o mais antigo.
Já no séc XI ela se citava e incluia no Inventário dos bens que constituiam o Patimónio do Convento de Guimarães.
Foi edificada sobre uma plataforma que, se referem as velhas crónicas, constitui a primeira,e durante muito tempo, a única defesa da barra.
E através dos séculos se tem conservado, sem alterações sensíveis, guardada na sua modéstia primitiva pela fé perene de mariantes e pescadores.
NOSSA SENHORA DA GUIA.
Diz-se que a sua ermida, pequenina e pobre, se ergueu há remotíssimos anos ,sobre muramentos que foram, junto ao mar, as primeiras defesas da terra; e assim ficou a ser, desguarnecida de armas e soldados, uma fortaleza de fé, que nunca sofreu nem com os assaltos das guerras, nem com os desabrimentos do tempo, Nossa Senhora da Guia sendo nela a única sentinela vigilante, que alonga sobre as águas sem fim o seu olhar de misericórdia e de prodígio.
Porque é sempre do mar que lhe vem, a mesma exoração confiada ou aflitiva, quando a tormenta o levanta ou a bonança o aquieta e se traduz nestas palavras que têm séculos,e através deles guardaram a mesma fé e traduziram a mesma esperança;
NOSSA SENHORA DA GUIA!
NOSSA SENHORA DA GUIA!
em« Senhora da Guia ,protectora dos Mariantes e Pescadpres de Vila do Conde.»

Sem comentários: