13 janeiro, 2007

FEIRA DO GADO


Era um dos mercados mais importantes do norte do país,principalmente em gado bovino.As feiras realizavam-se nos dias 3, 12, 20, e 27 de cada mês,eram muito concorridas,e davam a toda esta rua um movimento e animação verdadeiramente extraordinários.
Era tal o seu movimento,,há 70 ou 80 anos, que nelas tudo cabia, e todas as transacções se faziam no Campo da Feira-hoje Praça da República.
Depois, este ùltimo local ficou a ser-só-feira do gado,passando tudo o mais para a Praça de S. João.Mas,já em 1884, esta praça era considerada insuficiente para aquele efeito, dando-se princípio à construção de um novo mercado fechado, junto à mesma Praça-mas com frente para a Rua de D. Luiz I, muito mais amplo que aquela,por ela já não comportar tudo o que se vendia e vinha expôr nos dias de feira.

por Carlos Ouvidor da Costa.

(Curiosamente,este postal tem escrito :Domingo,1/10/916)
Posted by Picasa

2 comentários:

Anónimo disse...

Óbvio é o facto da Feira Grande de Janeiro ser a "Feira dos Vinte" e a Feira Grande de Agosto ser a "Feira de 3 de Agosto",por, ao tempo, não se realizarem as feiras a um dia fixo da semana, como hoje acontece.

Anónimo disse...

O trabalho continua bom.