11 janeiro, 2007

A (antiga) Rua de D. Luiz I

Fotografia de cima : Praça de S. João e Rua D. Luiz I-À direita, pode observar-se,com alguma dificuldade, uma figura típica de Vila do Conde: a "Ti Viana",com o seu famoso guarda-chuva,a assar castanhas...

Em baixo :
As duas portas que se vêem, à esquerda,davam acesso à oficina de tinturaria da família do saudoso José Maria Teixeira da Silva,o "Zé Tintas".

A Rua de D.Luiz I (hoje Rua 5 de Outubro), ia da Praça Hintze Ribeiro (actual Praça da República) até ao lugar de Cimo de Vila, e era, sem dúvida,em tempos recuados, uma das principais artérias, senão a ppricipal, desta-então-vila.

Fazia parte da estrada real n"30, que ia do Porto a Valença,e foi construída em 1862, e, indo de Vila do Conde, desembocava na Praça do Almada, na vizinha Póvoa.

Era conhecida por outros nomes, conforme os lugares que ia atravessando.Assim, através da nossa terra, chamava-se,como já dissemos, Rua de D. Luiz I.Um pouco mais acima do Largo de S. Sebastião, é conhecida por Rua de Cimo de Vila, a que se referem os lugares de Alto de Pega, Portas Fronhas e Regufe,entrando na Póvoa por uma rua que(antigamente) se chamava Rua do Príncipe.

Esta rua era a ligação mais directa entre as duas terras,e,com o bocado que fazia parte da estada real,tinha a largura regulamentar de 12 metros.

Vila do Conde, outrora, apenas comunicava com a Póvoa pela «estrada velha»-onde hoje se encontram os nossos modernos estabelecimentos de ensino-estrada essa que partia da «rua da Palha», depois «rua de Santa Luzia», e agora Comendador António Fernandes da Costa, e entrava na Póvoa por uma rua também bastante extensa-a antiga rua dos Ferreiros.

Com a abertura desta estrada real, mais uma comunicação entre as duas vilas se veio a verificar.

O trecho desta estrada-rua que a nossa gravura representa, é o que ia da bifurcação da mesma estrada com a Av. Campos Henriques,para o norte.ou talvez melhor, com a Praça de S. João.

---------------------------------------------------

Aberta como já dissemos, em1862, esta estada-rua foi,poco dedepois, batizada com o nome de Rua da Alegria, nome que conservou até 1877(ou 1878), ano em que a antiga Rua do Barroso passou a ter igual designação, sendo então esta «crismada» com o nome de D.Luiz ,para comemorar a visita que a esta vila tinha feito este monarca em 1874, o qual se hospedou na casa do largo de S. Sebastião onde hoje se encontra a Biblioteca Municipal, então propriedade-e residência-do deputado sr.Dr.José Joaquim Figueiredo de Faria, pai do Sr. Conselheiro Francisco Xavier de Castro Figueiredo Faria, chefe do partido regenerador local.

PARA A HISTÓRIA DE VILA DO CONDE por Carlos Ouvidor da Costa

1 comentário:

Anónimo disse...

Oa trilhos que se vêem nas fotos merecem algumas informações.
Fica o desafio a quem souber!...