19 janeiro, 2007

NAUFRÁGIO DO " S. RAFAEL".

Primeira fotografia depois do naufrágio

Fotografias de J.Adriano

OUTUBRO -1911

Sabbado, seis da manhã, tres tiros de canhão despertam a calma população de Villa do Conde.Para quem conhece um pouco as vozes que veem do mar um naufragio era evidente.E só um navio de guerra podia impetrar socorro assim, syllabando a pequenos espaços compassados o significado da sua agonia.Atravez da barra do Ave, rio de suaves paysagens e de poeticos encantamentos,uma grande fita iluminada se estendia, como uma renda aberta,deixando coar uma luz extranha, mais viva e perfurante com a luz electrica.
............Do alto da Azurara, que era o nosso miradouro, àquella hora, o coração atribulado pela grande e formidável voz que pedia socorro, e que é horrível escutar quando não está na força humana esse socorro, descortinava-se agora, quasi limpo, o espantoso espectaculo.
............O vapor callara-se; como que esmagado em face da fatalidade,........em dois ou tres movimentos bruscos, na adiça da mezenna, um pavilhão firmou-se, esticado pelo vento.
Verde e vermelho! Era pois a patria que chorava adentro d´aquelle vapor!
..............Bendita seja a alma portugueza!...encharcadas d´agua, fatigadas da marcha pela areia, fustigadas pela flagellação da ventania, as populações de Villa do Conde e da Póvoa n´uma ancia de virtude, como jamais presenciamos, acudiram precipitadamente à salvação dos aflitos.


Bendita seja a alma portugueza.

Emygdio D´Oliveira.
em Illustração Villacondense.

5 comentários:

Anónimo disse...

Força Zé, continua!
Do S.Rafael só conhecia uma das fotos.
Obrigado

Anónimo disse...

Fantástica reportagem e texto ! Falta apenas a data do acontecimento . Sabe-se que o mês foi Outubro,mas era bom saber-se de que ano, de forma a que pudesse ser feita mais alguma arqueologia .
De resto,este blog é uma preciosidade,um documento de valor inestimável.

Anónimo disse...

no ínicio leio outubro 1911
o zé é um leitor pouco atento

Anónimo disse...

no ínicio leio outubro 1911
o zé é um leitor pouco atento

Anónimo disse...

o Zé é um leitor atento . A data foi acrescentada "á posteriori" .
Zé G.