10 janeiro, 2007

A CADEIA QUE NÃO CHEGOU A FAZER-SE

Pouco resta do que se vê na fotografia.Apenas existe a casa onde reside o Sr.Dr.José Maria de Sousa Pereira.Tudo o resto foi modificado...


A(histórica) gravura que hoje publicamos, apresenta-nos o princípio da construção de um edifício que iria servir para cadeia comarcã, com poente para a rua das Donas, no Monte do Mosteiro,e parte das construções urbanas da rua de Santo Amaro,que ficavam subjacentes ao referido Monte.
Mas nunca chegou a servir para tal fim.
Durante muitos anos, ali funcionaram os Serviços Municipalizados de Electricidade(mais conhecida pela "central");depois, a "rádio Vila do Conde" e -agora-a "Rádio Linear".
A parte que se vê à esquerda da gravura, constituiria as trazeiras e parte do lado sul do mesmo.A sua frontaria daria para um pequeno largo, em frente à rua das Donas.
Como podemos observar, o edifício estava ainda muito longe da sua conclusão,e,segundo se lia nos jornais da época,"...perdia por acanhado,pois,se exceptuarmos a parte quadrangular que dá para o poente,a qual compreende um só compartimento,que se destinaria a sala de trabalhos dos encarcerados,tudo o mais é pequeno,chegando-se mesmo a duvidar se ali poderia vir a haver ar e luz suficientes"...
A sua frontaria,virada ao nascente,era baixa,atarracada mesmo,dando um aspecto menos agradável do que conviria a edifícios que se destinassem para aquele fim.
Como,porém,este edifício nunca serviu para cadeia,felizmente,ficou-se sem saber se satisfaria,ou não,ao fim para que estava destinado.
Mas-cremos-não se perdeu nada com isso.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na altura em que este edifício começou a ser construído (1906) a antiga cadeia estava,e esteve ainda por muitos anos,situada na Praça Vasco da Gama(antiga Praça Nova),junto dos Paços do Concelho.

Publicado em PARA A HISTÓRIA DE VILA DO CONDE,pelo senhor Carlos Ouvidor da Costa.

Posted by Picasa

Sem comentários: