10 novembro, 2009

PELO RIO
.




NOS ANOS CINQUENTA.
.
Era belíssima esta lancha, e por esta altura também se chamava a este tipo de embarcação - barco - automóvel - talvez porque tivesse um volante e um painel de instrumentos, que fizesse lembrar um carro.
Esta, pertencia a Eduardo Pinto, e as duas primeiras fotos foram "roubadas" do blogue de seu filho, José Rui, e cujo endereço é: http://eduardoppinto.blogspot.com/ e que é digno de ser visitado, pois ficam a conhecer um homem, que eu muito estimei, e que para o próximo ano completaria cem anos.
A última foto, andava por aqui nas minhas gavetas, mas eu não recordava que barco seria (embora já há bastante tempo tenha publicado imagens deste barco, em seco, e no estaleiro do Samuel), mas posso vos acrecentar que era realmente muito belo.
De baptismo era o "MARIA HELENA", mas a marca de fabrico era "HIGGINS", e mais, foi neste barco, há mais de cinquenta anos, que pela primeira vez eu "andei" no mar. O Sr. Eduardo Pinto, eu, e um seu filho da minha idade.
Duas particularidades, que não devo deixar de acrescentar, a parte de cima do barco era em madeira e envernizada, e o motor era dentro da própria embarcação, e, podem crer, hoje embelezaria o rio.

4 comentários:

bruno disse...

Sem duvida um lindo barco que o meu avo tinha.

José Rui Caldas Pinto disse...

O Blog http://carioca-carioca.blogspot.com/ vale a pena ser visitado diariamente, sem duvida está excelente, mas hoje mais do que nunca. Muito obrigado Sr. José Cunha.

Anónimo disse...

j'a tenho noticias.Por favor liga telemóvel.
Ni

Anónimo disse...

O Eduardo Pinto, além de ser um Homem bom, inteligente e valente,
também sabia ser um bom "vivant"...
Vilacondense de excelência, desinteressadamente amigo do seu amigo, qualidade que hoje, cada vez mais, está em vias de extinção.
Ao tempo, já o dizia, quem sabia.

Cereja