03 novembro, 2009


(clique na imagem para a ver aumentada)
.
Este fim de semana, vi alguns veleiros nas águas do Ave, mas nenhum tão belo quanto este.
Posted by Picasa

2 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Ora cá está a enigmática traineira que A.Carmo muito bem nos descreveu neste blog, no artigo do passado dia 2 de Setembro. É mais uma agulha que eu e outros vamos encontrando no palheiro do passado marítimo das nossas terras, graças a voçês.
É fabuloso ver esta foto, no Rio Ave, um perfeito híbrido de engenharia naval, e como bem disse o Miguel de Sesimbra (a quem retribuo o abraço) nesse mesmo artigo de 2 de Setembro, os registos destes barcos são, ao que se sabe, quase inexistentes. Com vento de feição, estou certo que nem seria preciso o motor, com o amplo pano que aparelhava. Reparo também que o desenho me dava a sensação de ser um barco mais comprido do que realmente se vê na foto, mas as traineiras também variavam nas dimensões.
Um grande obrigado ao A.Carmo por nos presentear com esta foto e ao José por a publicar.

Um abraço,
A.Fangueiro
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Faria Correia disse...

Esta trineira à vela, teve a sua época, ou melhor as primeiras eram à vela, depois surgiram a de caldeira a carvão,a que se seguiram as de motor.
Existe à venda uma série de pagravuras de embarcações, para emoldurar, de Telmo Gomes, que também editou o livro "Embarcações Portuguesas", que contém uma traineira à vela, de nome "Vila do Conde", com a matrícula 1357 V.C..