29 julho, 2009

RUA DAS DONAS.
.




Todos conhecemos este sítio, ali, pertinho de St. Amaro, e mais uma vez é curioso ver como o tempo vai transformando a nossa terra.
Como está escrito na primeira foto, que é um postal raro, mas de uma baixa qualidade na imagem, estamos nos anos trinta, as obras de St. Clara ainda não tinham acabado, e era criado a Capitania do Porto de Vila do Conde.
E, atendendo á idade da foto antiga, curioso seria que a menina que lá podemos ver , fosse a velha senhora que observamos na foto tirada recentemente.
Claro que se trata de mais uma foto de Carlos Adriano.

9 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Sem dúvida um dos pontos mais inconfundíveis da cidade onde nasci. Aquele sinal de sentido proibido sempre me confundiu, pois nunca cheguei a estar certo se proibia para a direita ou para a esquerda... .

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Digno de registo, assinalaremos a Igreja do Colégio de S. José, da Ordem das Irmãs Doroteias (por trás da baixada de electricidade), a casa da ti Esperança "Cabreira",
a Casa de Camilo Castelo Branco (com o mirante nas traseiras) e com um
Miradouro no fundo do quintal, (gaveto da Rua Conde D. Mendo com a da Fonte do Serralheiro) e do outro lado, temos a casa
onde estava instalada a Mercearia do Sr. Alvaro Pontes (irmão do Sr. Celso Pontes).
Ainda digno de atenção, são as então "neofitas" àrvores, as quais, são as que hoje ainda estão, na extinta Feira do Gado.

Cereja

Afonso Henriques disse...

assisti hoje a partes do discurso do presidente do rancho da praça (a bárbara demolição do coreto da praça de são joão e ao rancho único rancho convidado do verão total da rtp e tenho pena não ter ouvido o resto), por momentos julguei estar a ouvir o a) cereja, o que significa que não é o único indignado no burgo que dá a cara. será que as críticas do bonfim júnior são para continuar até outubro?
e como será na próxima quarta-feira com o pontes júnior? irão censurá-lo atempadamente como fizeram a alguns anos para cá com certo artesanato das caldas?

Anónimo disse...

Corroborando tudo quanto o Artur do Bonfim (talvez, pai e filho...) disse no que respeita à tentativa de nos tentarem impingir um rancho das Caxinas, que por acaso até nem é aquele famoso que nasceu nos anos cinquenta, mas o inventado pelo regime que cá está implantado,
no programa da TV1, chamado Verão Total,
em detrimento dos quase centenários Ranchos da Rendilheiras, talvez não o fizesse era naquela ocasião. Sobretudo no respeitante à infeliz destruição do Coreto da Praça de S. João.
Já quanto à denúncia daquela "cegueira",
da "caça ao voto" da gente Caxineira, só pecou por defeito...
D. Afonso Henriques já teria dito:
BASTA!.

Anónimo disse...

a) Cereja

José Cunha disse...

É curioso, e de "anotar", como o simples nome de uma rua, vos sugere toda uma transversalidade do contemporâneo, até ao primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

Anónimo disse...

Ás quatro da madrugada o passarinho cantouuuu.....

Anónimo disse...

Pela forma como ele cantou, alto e bom som, este passarinho, esta-me a saír um grande Passarão!

Anónimo disse...

Saberá andar de patins?