10 julho, 2009

PRAIA ARISTOCRÁTICA.
.
Na segunda metade do séc XIX, a regra era "a cada um a sua praia". Póvoa de varzim, Espinho e Figueira da Foz eram as praias mais cosmopolitas, abertas a banhistas de todas as regiões e até de Espanha. Leça era a praia preferida da colónia inglesa do Porto e Pedrouços eleita da burocracia lisboeta. Outras eram apanágio de famílias da aristocracia, como acontecia em Vila do Conde, Granja e Cascais, onde, a partir de certa altura, também a família real passou a marcar presença. À posterior instalação da corte em Cascais durante o Verão pode ser considerado como o movimento percursor da moda do banho em Portugal.
.
em - " CORREIO DA MANHÃ."
.
NOTA - Este postal é muito interessante, pois deverá ser dos primeiros editados pela Comissão Municipal de Turismo, e com a particularidade de ser imprimido em França.

2 comentários:

Anónimo disse...

Praia realmente aristocrática, onde os "pelintras" da Vila estavam quase proíbidos de pôr o pé no Verão, era então conhecida
pelas gentes da Vila, como a Praia de Banhos, e também pela Boca da Baleia, devido aquele penedo que se vê na foto, ser parecido com a cabeça do referido cetáceo.
Quem não se lembra daquela arruaça que aconteceu no extinto Mar à Vista, nos anos sessenta?
Eu fui lá... Cerejal

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,