10 julho, 2009

PRAIA ARISTOCRÁTICA.
.
Na segunda metade do séc XIX, a regra era "a cada um a sua praia". Póvoa de varzim, Espinho e Figueira da Foz eram as praias mais cosmopolitas, abertas a banhistas de todas as regiões e até de Espanha. Leça era a praia preferida da colónia inglesa do Porto e Pedrouços eleita da burocracia lisboeta. Outras eram apanágio de famílias da aristocracia, como acontecia em Vila do Conde, Granja e Cascais, onde, a partir de certa altura, também a família real passou a marcar presença. À posterior instalação da corte em Cascais durante o Verão pode ser considerado como o movimento percursor da moda do banho em Portugal.
.
em - " CORREIO DA MANHÃ."
.
NOTA - Este postal é muito interessante, pois deverá ser dos primeiros editados pela Comissão Municipal de Turismo, e com a particularidade de ser imprimido em França.

1 comentário:

Anónimo disse...

Praia realmente aristocrática, onde os "pelintras" da Vila estavam quase proíbidos de pôr o pé no Verão, era então conhecida
pelas gentes da Vila, como a Praia de Banhos, e também pela Boca da Baleia, devido aquele penedo que se vê na foto, ser parecido com a cabeça do referido cetáceo.
Quem não se lembra daquela arruaça que aconteceu no extinto Mar à Vista, nos anos sessenta?
Eu fui lá... Cerejal