01 julho, 2009

RENOVADO TEATRO MUNICIPAL É UM DESAFIO PARA VILA DO CONDE.
.

O Sr. Joaquim Gomes, fez o favor de me enviar esta foto, que eu agradeço e logo seleccionei, para acompanhar este extrato do texto publicado no, "DIÁRIO DO MINHO" :

...." Ao fim de mais de 20 anos fechado o equipamento foi ontem (27 de Junho) de manhã inaugurado com a presença do executivo municipal e de muitas centenas de vilacondenses que não resistiram à tentação de ver esta casa de espectáculos totalmente remodelada. O novo Teatro Municipal de Vila do Conde possui uma sala principal, com 560 lugares, um auditório para projecção de filmes, com 140 lugares, uma sala de ensaios, um salão nobre, com capacidade para 200 pessoas, um bar e diversos serviços de apoio, tudo numa concepção do arquitecto Maia Gomes.

Recorde-se que o Cine-Teatro abriu pela primeira vez em 1947 e encerrou na década de 80 por se encontrar em estado avançado de degradação. A Câmara de Vila do Conde decidiu depois comprar o edifício e, após dois anos de obras, inaugurou ontem a renovada casa de espectáculos da cidade.

Segundo o presidente da autarquia, a intervenção realizada custou, no total, oito milhões e meio de euros. A obra foi comparticipada em 50 por cento por fundos comunitários, na medida em que integrou o Programa Operacional de Cultura, e obteve algumas ajudas do Estado para equipamentos diversos.

Para Mário Almeida, este novo equipamento é um desafio para Vila do Conde. « Pela sua versatilidade, pela sua riqueza, pela sua qualidade, pelas potencialidades que oferece, é um desafio para todos. Felizmente, nós temos companhias artísticas cá radicadas nas diferentes áreas que têm levado muitos bons espectáculos ao exterior e, portanto, é um desafio para a Câmara e um desafio para elas», disse.

Assim, salientou ainda, o grande objectivo é ter no Teatro Municipal de Vila do Conde um programa diversificado, aproveitando as capacidades dos grupos existentes no concelho, e trazendo a esta cidade grandes espectáculos de âmbito nacional e internacional." ............

4 comentários:

Anónimo disse...

tenho curiosidade em saber o significado dos 3 U
OBRIGADO

Anónimo disse...

Aproveitando o título que acompanha esta imagem, eu diria mais: Teatro Municipal de Vila do Conde - Um desafio para o Arq. Maia Gomes - tentar reparar os erros de projecto e/ou construção do novo edifício. Porque não chega dizer "...que foi devido à necessidade de cumprir com a legislação em vigor." relativamente à fraca visibilidade do palco para quem está sentado no 1º e 2º Balcão; e "... que as pessoas a descer as escadas têm que ter cuidado." relativamente ao desnível de duas alturas a meio do lanço de escadas principal.
ass. fernando (entre aspas justificações do próprio no dia da inauguração).

Eduardo Santos Carneiro disse...

Para quem, como eu, que sempre vi este cine-teatro ao abandono, fiquei encantado quando o vi assim - magnifico, muito bonito e bem recuperado...
Parabéns.
Eduardo Santos Carneiro

José Cunha disse...

Obrigado Eduardo.
Esse Carvalho de que fala no seu blog, é o eng. Carvalho , que depois de casado morou aqui em Vila do Conde até falecer? E proprietário da Fábrica de Mindelo?
....................
E obrigado quanto ao nosso cinema ( HOJE UMA BELA SALA DE ESPECTÁCULOS ), penso realmente, que os vilacondenses estão de parabéns.