24 julho, 2009

.....O TÉNIS.
.


O nosso " TÉNIS", ontem, e hoje.
Reparem nos pormenores das portas, a maior e as mais pequenas, e nos gradeamentos também, e digam-me, se forem capazes, porque será que antigamente "tinham a mania" de fazerem as coisas com mais encanto, lindas, se preferirem ? !

13 comentários:

Anónimo disse...

Para a fotografia ser do mesmo ângulo penso que deveria ser tirada de dentro do parque de ténis? Será?

José Cunha disse...

Não.
Olhe, por favor, mais atentamente.

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Estou realmente em dizer que a foto antiga é desde o interior do Ténis. Isto devido aos edifícios que se vêm ao longe... .

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Afonso Henriques disse...

à primeira vista engana, mas como sei que o josé cunha tenta sempre tirar fotografias do mesmo angulo para comparação das fotografias, olhei então para os lados e vejo que o muro dá a "curva" para fora. desconhecia que o jardim em frente ao parque ficasse tão perto da entrada. esta fotografia parece-me bem mais antiga do que uma postada anteriormente.
é preciso também dizer que o parque de jogos na última década cresceu bastante.

será que o fotografo sr. bernardino tirou em 1937 uma foto do parque? mesmo com o bolóide estacionado em frente?

José Cunha disse...

Realmente, esta foto, para quem não está muito habituado a ver "n" vezes velhos aspectos de Vila do Conde, engana,mas, se fosse possível as pessoas que visitam este espaço, recordarem-se das fotografias já publicadas, descobririam fácilmente. E mais, por trás do fotógrafo da antiga fotografia, estava um lago,foto essa, que também já aqui foi exibida.

José Cunha disse...

Ah! ... mas respondendo ao António, a velha edificação que se vê ao fundo, em último plano, portanto, é a antiga igreja do Desterro, que aqui também já foi mostrada, e , em dois ou três ângulos.
Hoje, sei que este blog se fosse "trabalhado" por mais duas ou três pessoas, e com mais algum tempo disponível, seria mais interessante.
Talvez um dia, alguém "pegue" na ideia, e realize um trabalho com princípio, meio e fim. Coisa que este blog não prima, é pela ordem, mas, "o que nasce torto....".

Afonso Henriques disse...

se é para evoluir de forma diferente talvez faça sentido começar pensar em passá-lo a site. um site tem a vantagem de organizar melhor a informação pelas mais diversas páginas, coisa que não acontece com os blogues pois geralmente têm apenas uma página e os trabalhos vão sobrepondo uns aos outros.
a desvantagem dos sites é tornarem-se mais formais. nos blogues sempre é possível comentar e trocar ideias, desde que a caixa de comentários esteja aberta.

Anónimo disse...

È evidente que aquela frente antiga do Parque de Jogos tinha muito mais encanto, até à hora da despedida...
Mas, perante aquilo que por vezes vemos nesta Terra, até nem estará
mal de todo.
Quanto à Igreja que se vê ao Sul do Parque, era conhecida pelo nome do seu orago, Santiago, até que um dia foi "desterrada" para o local onde hoje se encontra. Daí, talvez a capela do Desterro, onde ainda se venera a imagem do Santo, montado de espada em punho, a fazer lembrar aquela frase que diz:
Atirou-se como Santiago aos Mouros...

Cerejal

José Cunha disse...

"Cereja", já sabe me dizer quem era o M.ADRIANO ?
Quanto á igreja de Santiago, já nesse sítio referido, a sul do actual parque de jogos, tal igreja já era referida como a do Desterro, porque já afastada do pequeno burgo, que era então a nossa Vila do Conde.

Anónimo disse...

Para completar um pouco mais ao que já aqui foi dito,acrescento que segundo o cmte Joao dos Reis,a dita capela de S.Tiago e seu cemitério,a poente,terão sido demolidos em 1935.Portanto será esta fotografia anterior a esta data.
A Carmo

José Cunha disse...

Obrigado Carmo. É exactamente isso que aqui no blog precisamos - cruzamento de dados - como agora é moda dizer-se. Mas, certo é, que estes cruzamentos de informação, irão revolucionar o nosso conhecimento.

Anónimo disse...

Em resposta à solicitação de José Cunha, posso informar o seguinte:
Em relação à Capela de S. Tiago, permito-me transcrever da autoria de Faria Correia, um excerto publicado no Correio da Junqueira, em 31/3/2009, em que diz:
..."aglutina em A Estória que Ninguém Contou, diversa documentação das antigas Capelas da invocação de S. Tiago e de NªSrª do Desterro, esta última, hoje, Igreja da mesma invocação.
A primeira destas Capelas, em estado de ruína e desafectada do culto, foi demolida em 1935 e a segunda, construída para benefício da colonia balnear, após o derrube daquela, foi benzida em 1938, nada tendo em comum com a anterior, no Orago ou invocação, somente arrecadando alguns dos valores daquela, os quais, de outra forma se teriam perdido, ou extraviado para sempre; cujo melhor exemplo é a imagem de S. Tiago e a de Nª Srª do Desterro, esta última de antiguidade muito posterior.
Como o próprio título "estória" indica, trata-se duma narração ficcionada, cuja fantasia ou ficção é induzir o leitor a crer que a Capela de S. Tiago mudou o Orago para Nª Srª do Desterro, em 1858".

Quanto ao nome do M. Adriano, "se o
tempo não me engana, como engana a fantasia", tratar-se-à de Manuel Adriano, pintor retratista, irmão
de Joaquim Adriano, portanto, tio de Carlos Adriano.
Infelizmente, na nossa Bibliotéca Municipal não pude confirmar, já que o escrito andará algures...
Aguardemos novas.

Cereja

José Cunha disse...

Obrigado "Cereja", pelas informações prestadas, e brevemente perceberá o porquê desta minha curiosidade acerca do " M.Adriano " .