07 julho, 2009

1937 - A SUL DA AV.JÚLIO GRAÇA.
.








Ontem não consegui vir aqui estar convosco, mas o A.Carmo já desvendou o enigma. Por esse ano -1937 -esta enorme draga a vapor, que se chamava "MONDEGO", depositou enormes quantidades de areia nestes espaços que agora estarão a reconhecer, e só queria acrescentar ao comentário do Carmo, é que a igreja do Desterro, teria sido acabada de demolir, para que o jardim da Av. Júlio Graça, chegasse até ao rio.
A data de 1937, estará certa concerteza, pois na foto de cima , vê-se que as obras de Santa Clara, ainda não tinham chegado a seu termo.
Sempre que consigo datar as fotografias,( e muitas das vezes com a vossa ajuda) tenho redobrado prazer em as mostrar, pois penso que ficam mais valorizadas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Aqui do Circulo Polar Artico, mais propriamente em Tromso, no extremo norte da Noruega, onde acabo de andar a fotografar o Sol da Meia Noite, coisa que jà näo via hà meio sèculo, como vêem continuo atento ao que de bom, ou mau, väo fazendo à minha "terrasinha antiga, plàcida e campestre, muito ao sabor dos meus humores de solitàrio", tal como dizia o Grande
Antèro de Quental, quando cà viveu.
Parabèns, e continuacäo deste bom trabalho, que com a ajuda de alguns (poucos...), desenvolve em prol da preservacäo do patrimonio que
nossos antepassados nos legaram.

a) Cereja

ps: desculpem-me os assentos graves em vez dos agudos, mas nas
maquinetas de cà näo os hà...

José Cunha disse...

Boa estadia "Cereja", e aproveite tão extraordinário passeio.

Anónimo disse...

Se ainda puder passear, atè passearei...
Para jà, sò depois do jantar, a fim
poder desfrutar uma meia dùzia de Sois da Meia Noite.
Ainda hoje passei todo o dia entre quatro paredes a falarmos de Cultura Costeira, portuguesa e norueguesa.
Tambèm oportunidade para abordarmos
figuras, coisas e loisas das nossas gentes ribeirinhas, com
projeccäo de algumas das nossas mais belas imagens.
Cumprimentos,

Cereja