08 julho, 2009

1937 - NA BEIRA RIO.
.






Estas fotos pertencem todas á mesma série, daí eu julgar serem todas do ano de 1937.
Na primeira foto, parece que estarão a redesenhar o curso do rio, imediatamente antes do seu desaguar no mar.
Na segunda, vemos que a draga se deslocou mais para a foz, e continua o seu trabalho de desassoreamento do rio. Nesta mesma foto, vemos ainda "a casa do risco", não sei se ainda a cumprir as suas funções, mas talvez o Carmo nos diga algo sobre o assunto. Hoje, só vemos os vestígios do que foi esta casa, e tão importante ela foi para a nossa terra.
A terceira foto, vemos a nossa "curva do castelo", talvez a ser planeada no seu desenho, pois em 1937, pelo que li no livro"AS MEMÓRIAS DE ARTUR DO BONFIM", teve lugar em Vila do Conde, o primeiro Circuito Internacional de Ciclismo. (não sei se a foto aqui exibida, a quarta, corresponde a tal acontecimento, ... pode ser!).
Nas duas últimas postagens, consegui impor alguma "ordem no caos", perturbação essa que é apanágio deste "blog", mas sosseguem, logo voltarei á desordem na sequência dos temas.

6 comentários:

Anónimo disse...

Sobre a chamada casa do risco posso acrescentar o seguinte:Quando a nossa camara resolveu requalificar este edificio,por saberem ser eu conhecedor da historia mais recente dos nossos estaleiros,e tambem por ter riscado muitos barcos,vieram ter comigo para tentar acrescentar algo mais, pois o que se sabia era muito pouco,nada mais do que a mesma ter servido nos primeiros anos do SECXX para riscar navios da pesca do bacalhau.Tambem eu já tinha andado a tentar saber junto dos mais velhos e todos me diziam o mesmo.No entanto em minha opinião e como conhecedor da sala do risco,duvidei pois este edificio não possui dimensões suficientes para embarcações de cerca de 50 metros, achando que serviu para tal,apenas como recurso, por não haver outro melhor.As suas ruinas foram como que preservadas dentro de uma enorme caixa,dando ao conjunto a função de monitorização ambiental.Ha bem poucos anos, acabei por saber o que foi afinal a casa do risco,através do livro do Comte João dos Reis.Este diz que foi mandada construir nos finais do SEC XIX, pela "CASA SOUSA", que tinha navios ao bacalhau,para guardar os aprestos de pesca enquanto os navios subiam á carreira para beneficiação.Diz-nos tambem,haver relatos embora não confirmados da existencia de um cais no mesmo sitio,construido pela mesma empresa,para atracar os navios.
A CARMO

José Cunha disse...

Obrigado Carmo, pelas tuas informações, mas dada a natureza efémera do "blog", vais ter que nos prometer, colocar todo o conhecimento que "bebeste" da tua família, e mais tarde da tua própria experiência, acerca dos barcos e estaleiros da nossa terra, em livro.
Repara, brevemente todo esse conhecimento se perderá!
Os vindouros, não nos perdoarão.

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Há aqui na Polónia um tipo das Caxinas que também não perdoará a perda de tanto conhecimento naval.:) Nem que tenha de se ir vender rifas para pagar ao autor e à editora!
O passado da construção naval de Vila do Conde interessa-me imenso, em especial este facto de aí também se terem construído navios para a pesca do bacalhau. Com o abandono da antiga seca, o papel do bacalhau em Vila do Conde é uma página sobre a qual a memória está a desaparecer, sejam os pescadores, sejam as muitas mulheres que andavam na seca.
Enfim, são as dificuldades do costume em preservar memórias e história local. Umas vão-se recuperando, outras vão ficar cobertas pela areia do tempo e provavelmente no futuro alguém lhes vai dar valor e procurar onde estão.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

São legitimas todas as vossas preocupações.Estou há algum tempo,a preparar algo sobre o assunto.Algo muito técnico.Algo que por ser segredo profissional,e, alma do negocio,não foi praticamente ensinado a ninguem nos ultimos 100 anos,pois era uma arma dos mestres construtores navais.Muito pouco está escrito sobre o assunto.Alguns responsaveis da nossa camara,têm-me pressionado ha bastante tempo para o fazer,garantido a edição,e naturalmente que o farei,só me vai faltando tempo,porque penso que apoio ñão faltará.Sinto ser um dever doar este conhecimento a Vila do Conde.
A. carmo

José Cunha disse...

MUITO OBRIGADO !

fangueiro.antonio disse...

Caro A.Carmo,

Se não fôr eu o 1º a comprar o seu livro (será por certo o Zé Cunha que mora aí mais perto), serei por certo o 2º.

Um abraço.
AF