30 março, 2009

TENTATIVA DE DATAÇÃO


Por vezes as fotografias são difícilmente datáveis, mas nalgumas conseguimos nos aproximar do tempo em que foram realizadas.
É o que acontece com esta, quase como que num cruzamento de dados (como actualmente se costuma dizer), consegui me aproximar da data da sua toma.
Seguindo as fotografias acima publicadas, vemos que a primeira será uma das muitas fotografias de J. Adriano, que chegaram até hoje.
Na segunda, vemos que a película terá sido aproveitada para a edição de um postal, e na terceira, foi ainda usada para fins publicitários em 1907 (há cem anos), no jornal "COMMERCIO DE VILLA DO CONDE", pela FARMÁCIA ALVÃO na Rua da Egreja - Rua da Costa-Vila do Conde.
Assim, ficamos a saber que esta fotografia, para que tantas vezes olhamos, tem UM SÉCULO de existência, e, quanto mais não seja, por ela ficamos a saber do bom hábito (e possível então), dos passeios no rio.




1 comentário:

Anónimo disse...

Para além de quanta beleza esta foto encerra, com barquinhos de recreio com toldos a passearem pelas CRISTALINAS AGUAS DO AVE, como então se dizia, monumentos, velho cais, etc., destaque para aquela bela
BATEIRA atracada ao cais, mesmo em posição frontal na fotografia.
Repararam?
É só um pouco de perspicácia...
Boa Páscoa,

Al bino