25 julho, 2008

CAXINAS - VILA DO CONDE

IGREJA DE NOSSO SENHOR DOS NAVEGANTES.




NOSSA SENHORA DA BONANÇA.

( PADROEIRA DA CRIPTA )


16 comentários:

José Guedes disse...

Lamento muito , mas esta é uma das igrejas mais feias que conheço . Recomendaria uma temporada nas galés ao arquitecto que projectou "isto" , juntamente com o autarca que aprovou .
O povo das Caxinas merecia algo com muito mais dignidade e bom gosto .

fangueiro.antonio disse...

Respeitando a opinião de josé Guedes, não concordo de todo que esta construção seja feia ou um qualquer "mamarracho" de arquitectura moderna. É uma das igrejas mais visitadas do Norte de Portugal e a expressão "ir ver a Igreja do Barco" já a ouço há vários anos.
Se me falar em igrejas "cúbicas" da paredes brancas, então aí já concordarei consigo.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

José Cunha disse...

( António, podemos falar à vontade, o José Guedes foi de férias ).
....... Claro, se outro tivesse sido o arquitecto, teria sido fantástico, talvez dissessem até : Imaginem que "ELE" (sabem a quem me refiro ? ) teve até o cuidado de assemelhar a igreja, a um barco, ...o homem é um prodígio.

Anónimo disse...

Apesar de estar "de férias" , não sou homem para perder uma boa polémica . Assim , lembraria ao Zé Cunha que quando se escreve ELE , em maiúsculas , no meio de uma frase , isso quer dizer que o visado é ... Deus ! Ora parece-me um bocado exagerado comparar Siza com Deus , se era dele que estavam a falar .
Mas o valor da Arte raramente é reconhecido em vida do artista . Lembrem-se que Van Gogh vendeu apenas um único quadro enquanto viveu , e mesmo esse foi comprado "por esmola" , por um seu irmão. E Fernando Pessoa , que só teve a sua obra reconhecida muitos anos após a sua morte . E muitos mais .
Mas consta-me que a Igreja das Caxinas foi desenhada por um padre , certamente muito bem intencionado , mas que não merecerá sequer uma nota de rodapé na História da Arquitectura . O que não quer dizer que a igreja não justifique a veneração e o interesse de muitas pessoas , pois há que distinguir entre o simbolismo e a Arte , coisas diferentes , que nem sempre estão associadas .

José Cunha disse...

Claro que não é esse "Ele", pois aquele de que falamos, não se impõe, e muito menos, é venerado por todos.

( Óbviamente que o Siza é um grande artista, mas às vezes, aqui e ali, parece-me haver algum exagero )

Anónimo disse...

A HISTÓRIA DO TOLAN
Um dia o Dr. Pacheco Neves, ilustre
médico e cidadão desta Terra,
referindo-se a um edifício em construção, ali na Rua 25 de Abril,
da autoria de Siza Vieira, ousou
comparar aquilo com o TOLAN (navio
que tinha virado no Tejo, mesmo frente à Praça do Comércio, o qual durante anos servia de ilha para poiso das gaivotas).
Porém, o imprevisto aconteceu. E o
edifício que o Dr. Joaquim disse
que parecia o TOLAN, tempos depois,
viria a ganhar um Prémio Europeu de
Arquitectura. Prémio este, que o
viria a catapultar nos píncaros da
arquitectura mundial.
Perante isto, acho que opinaremos melhor,
dizendo: "gosto ou não gosto"!
Se de facto tiver poderes para isso, que me perdoe o senhor Padre Desenhador, mas eu também NÃO GOSTO!...
a Cereja

José Cunha disse...

Em boa hora iniciei este blog.
Teria sido fantástico, se os jornais até hoje publicados tivessem tido o retorno da opinião. Se, com a nossa troca de opiniões, "isto" andar um bocadinho mais célere, sentir-me-ei largamente recompensado.
Obrigado "Cereja" , António, e José Guedes.

Anónimo disse...

Obrigado , "Cereja" , pelo apoio . Trata-se , realmente , de uma questão de gosto . Eu também não gosto do cinema do Manuel de Oliveira , mas nunca me atreveria a discutir o seu talento .
Tive o enorme prazer de ser amigo do dr Pacheco Neves , com quem muito aprendi em longas e proveitosas conversas , mas devo reconhecer que ele era , por vocação , um conservador pouco dado aos sobressaltos de uma qualquer revolução . Ora , a arte de Siza é realmente revolucionária , em sentido estético , como foi a arquitectura de Gaudi , a música de Bach , a pintura de Picasso , o cinema de Fellini . Pode-se gostar ou não , mas é esta gente que faz o Mundo andar para a frente .

Anónimo disse...

Hoje, 1 de Agosto de 2008, assisti
na chamada Cripta, desta Igreja do Senhor dos Navegantes, à inauguração da exposição CAIXA DE MEMÓRIA, organizada pelo Museu Marítimo de Ílhavo, e referente
aos pescadores vilacondenses que outrora mourejaram na Pesca do Bacalhau.
Os eventualmente interessados,
poderão visitá-la até final do mês.
A visitar.

a) Cereja

Anónimo disse...

Boa tarde,
Hoje são 6 de Novembro de 2008,
e está de chuva.
Adeus

Anónimo disse...

Goste ou não goste eis a questão .Gostos não se discute e quem sou eu para discordar dos pareçeres de alguém ? Más permitem que deia a minha opinião , será que os milhares de pessoas que visitam esta igreja durante o ano não sabém apreçiar uma linda e moderna igreja ?Fica a pergunta para quem souber responder ,sem maguas!...Jaime Pião

Anónimo disse...

Falar Igreja das Caxinas é falar da memória de um povo,duma das comunidades das pescatorias mais impoortantes deste mas país mas que o pais simplesmente esqueceu, pevo este que muito se urgulha da sua Igreja, se o mutivo é quem a a projectou sim foi um padre, que salvo a erro na epoca era paroco nas Caxinas, estamos a falar de uma inovação para a ecpoca, pois esta igreja data de medados dos anos 80, e depois é uma igreja que segue uma nova tendencia, Cristo como centro de devoção, tudo mais é adereço de embelezamento.
Pena é que muitagente fale do que desconhece não so da Igreja em si mas da tembém das tradições e memorias do povo, povo esse que muitio se urgulha e mutio se sacrificou para que a construção da sua Igreja fosse possivel.
Um grande abraço a todo o povo Caxineiro.

Luís Vieira

jose aguiar disse...

"o nome de caxinas vem da gaivota de patas amarelas, ou cachinanns que migrou para o local que hoje tem o nome de caxinas. essa especie fora vista por pescadores vileiros ou navegadores no tempo das descobertas em viagem pelo o continente sul americano pois a origem da especiee e dessas bandas e de regresso a vila do conde avistavan-nas no dito lugar das caxinas e por isso ate hoje o mesmo local e conhecido por lugar das caxinas ou cachinanns ou caxiniunns"

jose aguiar disse...

SOBRE A IGREJA DO SR. DOS NAVEGANTES SO TENHO A FAZER UM REPARO; SE A IDEIA E A DE TER O FURMATO DE UMA NAU OU BARCO COMO LHE CHAMAM, AS JANELAS NAO DEVERIAM SER QUADRADAS COMO ESTAO MAS SIM REDONDAS DANDO A FORMA DE VIGIAS DE NAVIOS PORQUE EU NAO AS CONHECO DE OUTRA FORMA MAS CONCERTEZA O PROJECTISTA NAO SABIA DESTE PROMENOR E NAO FOI ILUCIDADO POR QUEM DE DIREITO

armindo disse...

permitam-me discordar do José Guedes, pois os pescadores devem sentir-se honrados por tal reconhecimento, ora os barcos não são o seu sustento?
Vejam os andores em Vila Praia de Ancora, peniche e mais zonas maritimas, em réplicas de barcos com as imagens dentro . Na região avieira decoram os barcos, em Constacia idem e fazem procissõs com os santos dentro. Porque não uma igreja em forma de barco? adorei parabens ao arquitecto e ao povo das CAXINAS, que a venram e e ELE tb
bem hajam

Anónimo disse...

que me perdoem os paroquianos mas ai os olhanenses levariama a melhor , entram pela popa quem foi a Olhão sabe e percebe que quero dizer
eheheheheeheh