18 novembro, 2007

INTERIOR DO POSTO

--------------------------------------------------------------------
Esta fotografia , talvez do princípio do século , é a última que posso publicar do Posto de Socorros a Náufragos das Caxinas .
Infelizmente , não posso agradar ao "Cereja" , mostrando "o lado de lá" desta parede , que óbviamente seria o lado nascente do posto.

Mas , posso vos contar o que li no livro « CAXINAS - Terra do meu coração » de António Ferreira Vila Cova :
Atendendo ao grande número de pescadores e de embarcações existentes , foi criado nas Caxinas o Posto do Instituto dos Socorros a Náufragos , em 10 de Julho de 1906.
Criado este serviço de utilidade pública , é nomeado , a 28 de Agosto , Patrão do Salva - Vidas das Caxinas , Manuel dos Santos Vila Cova «O Caramelho» . Este homem audaz , destemido , valente e abnegado , foi escolhido de entre tantos velhos lobos do mar pela sua impecável folha de serviços prestados em salvamentos a embarcações em perigo . Socorreu muitas nas piores condições de tempo , sem nunca se preocupar com quem fosse ou donde viesse . Para ele bastava o simples facto de haver vidas em perigo . Foi destemido e audaz , honrando a tradição dos Caxineiros afoitos .
A instalação da carreira do barco Salva - Vidas , foi pedida pela Comissão local de Socorros a Náufragos , à Delegação Marítima de Vila do Conde , a 14 de Setembro de 1906 .

Sem comentários: