08 novembro, 2007

CAPELA DE SANTIAGO

-HISTÓRIAS CONTADAS PELO COMANDANTE JOÃO DOS REIS-

Construída sobre um montículo ... e por se achar afastada do centro da vila passou a chamar-se Nossa Senhora do Desterro.
Construção simples , em alvenaria , com cantaria só nos portais e porta principal voltada ao Nascente . Era de uma só nave , tinha coro , ábside e sacristia espaçosa . Nas traseiras havia um cemitério murado , mas sem túmulo algum que se destacasse .
Desaparecendo o cemitério , e muito depois da construção da avenida , ao centro da qual ficava a capela , no sentido E - O emais ao sul do seu eixo , esta também desapareceu , construindo-se para substitui-la e por subscrição pública e auxílio camarário a capela que agora se acha do lado poente da mesma avenida .

Observação - Esta capela representada na segunda foto , é portanto a construída por subscrição pública , e anterior á que hoje podemos ver . (exactamente , no mesmo local)

3 comentários:

Anónimo disse...

Onde se situa esta capela? Não consegui identificá-la, de memória, a lugar algum.

Anónimo disse...

Deu lugar à actual Igreja do Desterro.

Anónimo disse...

Embora tivesse dado lugar á actual Sra do Desterro,não se situava no mesmo lugar (a mais antiga da primeira foto),situava-se onde hoje se encontra o pavilhão desportivo do parque de ténis.
Parece haver provas da sua existencia já no sec XIV.Tinha ligação para a calçada do Santiago ou do Socorro por uma ponte de madeira,(ponte de Santiago),ainda numa altura em que não havia a doca nem os cais que regularizam hoje o leito do rio.O rio em preia-mar inundava o largo do ribeirinho e os terrenos das alamedas.Esta ponte desapareceu por finais do sec XIX,dando lugar á doca e ao cais para os assentos.Para os lados da capela existiam os «varais» ,ou seca de peixe,que provalvelmente não seria bacalhau,mais sim ferretas (especie de tubarão abundante na nossa costa)-ainda hoje se vê,raramente este peixe a secar nas Caxinas
A.Carmo