02 setembro, 2009

TRAINEIRA À VELA.

Traineira à vela - Vila do Conde.
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É sómente isto que se pode ler neste belíssimo desenho, que me foi enviado pelo António Fangueiro.
O que me sabem dizer deste barco? Existiu? Em que época estaríamos?
Era assim a traineira que antecedeu as movidas a vapor?
Já que estou a fazer perguntas sobre um barco, que, como sabem, é uma matéria em que me sinto muito pouco à vontade, pois limito-me a admirá-los, vou tentar saber junto de vós, o que era uma "chata", pois raramente , ou nunca, aparece fotografada, e era um barco com um desenho rectangular, levemente arredondado dos lados, e que eu e outros rapazes de brincadeiras, usávamos para atravessar o rio, mas tinha uma particularidade, é que não era remando, mas sim "ciando" ( bom, pelo menos era assim que lhe chamávamos) , que fazíamos deslocar o barco.
É uma recordação que tenho, mas realmente penso que já há muitos anos que não vejo tais embarcações no nosso rio.

8 comentários:

Anónimo disse...

Este desenho,realizado pelo sr Arq.Telmo Gomes,expert em gravuras de embarcações Portuguesas, das quais já publicou vários livros,é reprodução de uma fotografia da traineira ESPERANÇA SEGUNDO,fotografada no Ave em 1934 e que se encontrava no museu maritimo das Caxinas.Provavelmente teria sido cá construida por Jeremias Martins Novais para outro porto,uma vez não haver barcos desta arte por aqui.É uma embarcação que pelo seu tipo tem nitida influência das traineiras de Vigo, de Peniche e do Algarve.Tinha motor a gasoleo e velas auxiliares.Utilizava uma rêde derivada do chamado CERCO AMERICANO, com menor dimensão e em tudo identica ás que hoje se utilizam,sendo hoje aladas por aladores hidraulicos e naquela época á força de braços de alguns trinta homens.Á parte deste belo tema ,digo-vos que
tive a honra de executar para o sr Arq. Telmo Gomes,todos os desenhos a partir de escassos elementos desenhados do SEC XVI e de uma NAU desta epoca, á escala de 1/10,denominada por NAU DO TRATO,e popularmente conhecida por BARCO NEGRO,e construida nos nossos estaleiros, actualmente peça de destaque no museu de Macau em Lisboa
A Carmo

Anónimo disse...

julguei tratar-se de uma traineira de influência poveira.

ah

Anónimo disse...

Desconheço se na Povoa houve alguma deste tipo.Penso que em Vila do Conde tambem não haveria,apenas se construiam para outros portos.
A Carmo

José Cunha disse...

Carmo, por favor diz-me o que era a "Chata". Era sómente uma embarcação para deslocar os pescadores até ás suas motoras e traineiras, a partir do cais ?
Que elas existiam....lá isso é verdade !

José Cunha disse...

Ou seria com outro nome?

Anónimo disse...

A chata era uma embarcação auxiliar das embarcações de pesca e servia de facto para o transporte dos tripulantes da praia ou do cais para o barco de pesca e para descarregar o peixe para a praia.Esta pequena embarcação veio substituir as bateiras que popularmente eram conhecidas por BURRAS.
Teria uns quatro metros de comprimento e o seu fundo chato, ligeiramente arqueada no sentido prôa-pôpa,era rectangular e tinha dois paineis,um á prôa e outro à pôpa.Uma´cópia da maceira minhota mas mais pequena e não usava vela.Tinha um ou dois pares de remos,mas a maneira mais usada para a sua locomoção era á ZINGA ou GINGA,termo que está descrito já no sec XVI,e que consistia na utilização da colocação de um rêmo assente numa concavidade no painel de pôpa,uma espécie de ESPADELA dos barcos rabelos,e com muvimentos em oito impulsionava a embarcação para a frente.Muitos Vilacondenses terão ainda esta imagem viva na sua memória.
A Carmo

José Cunha disse...

Obrigado Carmo.

Anónimo disse...

Este desenho ou projecto é espectacular visto ser de uma traineira a vela e por não haver quase nenhuns registos fotográficos destas embarcações.
Para mim é sempre uma agradável supresa encontrar fotos de traineiras na net e aproveito para mandar um abraço ao Sr. Fangueiro.

Miguel Sesimbra