tag:blogger.com,1999:blog-7624492237519089822.post8125822466711837271..comments2023-11-05T12:45:10.838+00:00Comments on Carioca da Vila: TRAINEIRA À VELA.José Cunhahttp://www.blogger.com/profile/15922937356667367824noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-7624492237519089822.post-34311222615914818952009-10-13T18:05:47.827+01:002009-10-13T18:05:47.827+01:00Este desenho ou projecto é espectacular visto ser ...Este desenho ou projecto é espectacular visto ser de uma traineira a vela e por não haver quase nenhuns registos fotográficos destas embarcações.<br /> Para mim é sempre uma agradável supresa encontrar fotos de traineiras na net e aproveito para mandar um abraço ao Sr. Fangueiro.<br /><br />Miguel SesimbraAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7624492237519089822.post-22156605131448853922009-09-04T14:35:20.905+01:002009-09-04T14:35:20.905+01:00Obrigado Carmo.Obrigado Carmo.José Cunhahttps://www.blogger.com/profile/15922937356667367824noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7624492237519089822.post-76587741515296819952009-09-04T08:21:48.261+01:002009-09-04T08:21:48.261+01:00A chata era uma embarcação auxiliar das embarcaçõe...A chata era uma embarcação auxiliar das embarcações de pesca e servia de facto para o transporte dos tripulantes da praia ou do cais para o barco de pesca e para descarregar o peixe para a praia.Esta pequena embarcação veio substituir as bateiras que popularmente eram conhecidas por BURRAS.<br />Teria uns quatro metros de comprimento e o seu fundo chato, ligeiramente arqueada no sentido prôa-pôpa,era rectangular e tinha dois paineis,um á prôa e outro à pôpa.Uma´cópia da maceira minhota mas mais pequena e não usava vela.Tinha um ou dois pares de remos,mas a maneira mais usada para a sua locomoção era á ZINGA ou GINGA,termo que está descrito já no sec XVI,e que consistia na utilização da colocação de um rêmo assente numa concavidade no painel de pôpa,uma espécie de ESPADELA dos barcos rabelos,e com muvimentos em oito impulsionava a embarcação para a frente.Muitos Vilacondenses terão ainda esta imagem viva na sua memória.<br />A CarmoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7624492237519089822.post-36952731898776972402009-09-03T22:11:07.248+01:002009-09-03T22:11:07.248+01:00Ou seria com outro nome?Ou seria com outro nome?José Cunhahttps://www.blogger.com/profile/15922937356667367824noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7624492237519089822.post-23216297957376852482009-09-03T22:05:44.739+01:002009-09-03T22:05:44.739+01:00Carmo, por favor diz-me o que era a "Chata&qu...Carmo, por favor diz-me o que era a "Chata". Era sómente uma embarcação para deslocar os pescadores até ás suas motoras e traineiras, a partir do cais ?<br />Que elas existiam....lá isso é verdade !José Cunhahttps://www.blogger.com/profile/15922937356667367824noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7624492237519089822.post-13396479316755086812009-09-03T13:54:42.544+01:002009-09-03T13:54:42.544+01:00Desconheço se na Povoa houve alguma deste tipo.Pen...Desconheço se na Povoa houve alguma deste tipo.Penso que em Vila do Conde tambem não haveria,apenas se construiam para outros portos.<br />A CarmoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7624492237519089822.post-23542599186206904862009-09-03T01:21:40.506+01:002009-09-03T01:21:40.506+01:00julguei tratar-se de uma traineira de influência p...julguei tratar-se de uma traineira de influência poveira.<br /><br />ahAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7624492237519089822.post-81141331882671973482009-09-02T23:29:24.388+01:002009-09-02T23:29:24.388+01:00Este desenho,realizado pelo sr Arq.Telmo Gomes,exp...Este desenho,realizado pelo sr Arq.Telmo Gomes,expert em gravuras de embarcações Portuguesas, das quais já publicou vários livros,é reprodução de uma fotografia da traineira ESPERANÇA SEGUNDO,fotografada no Ave em 1934 e que se encontrava no museu maritimo das Caxinas.Provavelmente teria sido cá construida por Jeremias Martins Novais para outro porto,uma vez não haver barcos desta arte por aqui.É uma embarcação que pelo seu tipo tem nitida influência das traineiras de Vigo, de Peniche e do Algarve.Tinha motor a gasoleo e velas auxiliares.Utilizava uma rêde derivada do chamado CERCO AMERICANO, com menor dimensão e em tudo identica ás que hoje se utilizam,sendo hoje aladas por aladores hidraulicos e naquela época á força de braços de alguns trinta homens.Á parte deste belo tema ,digo-vos que<br />tive a honra de executar para o sr Arq. Telmo Gomes,todos os desenhos a partir de escassos elementos desenhados do SEC XVI e de uma NAU desta epoca, á escala de 1/10,denominada por NAU DO TRATO,e popularmente conhecida por BARCO NEGRO,e construida nos nossos estaleiros, actualmente peça de destaque no museu de Macau em Lisboa<br />A CarmoAnonymousnoreply@blogger.com