17 julho, 2009

.....VILA DO CONDE
.

..... A PRAIA DOS VOSSOS FILHOS.

No jornal " A ORDEM" de Julho de 2009, pode-se ler o seguinte :

A Câmara de Vila do Conde congratulou-se com a "boa", qualidade da água das praias, citando o resultado das análises efectuadas pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Universidade do porto e pela Delegação de Saúde de Vila do Conde. "O Instituto Nacional da Água confirma a boa qualidade das águas balneares de Vila do Conde" , sublinha a autarquia.

.

NOTA - O sugestivo título desta postagem, foi tirado de um cartaz publicitário ás nossas praias ( que brevemente vos mostrarei ), que estaria exibido pela nossa terra, nos anos 30/40.

A fotografia em cima, é dos anos cinquenta.

5 comentários:

Hugo Ramos disse...

Ainda bem que já foi iniciada a construção da tão esperada ETAR de Vila do Conde em Tougues... resta agora saber quando (e como?)é que as águas residuais domésticas que estão a ser largadas do Rio Ave e próximo das Caxinas serão encaminhadas para essa ETAR. Aí sim, vila do conde terá uma praia com muito menos poluição e capaz de garantir salubridade a todos os utentes.

José Cunha disse...

Pois é Hugo. Vila do Conde está á espera de ver este problema resolvido, mas parece, o que é voz corrente, é que desta vez teremos estes problemas afastados das nossas preocupações, e os tempos não perdoam, porque hoje exigimos uma melhor qualidade de vida, e só as aparências, não chega.
Disse o Hugo, que é natural de Gouveia, que eu conheço, embora há muitos anos já não a visite, e olhe que teve um conterrâneo seu , de nome D.Bernardo de Serpa Pimentel, amigo de minha família, e que eu bem conheci, que era um frequentador assìduo das praias de Vila do Conde.

Anónimo disse...

"A fotografia em cima é dos anos
cinquenta" (sic).
Autor, Carlos Adriano.

"A Câmara de Vila do Conde congratulou-se com a «boa» qualidade da água das praias" (sic).
Pergunta: Alguém viu qualquer um dos vereadores desta Câmara, algum dia lá tomar banho?...
E o ano passado?
E há dois anos?
E há três anos?
E há quatro anos?...etc.etc.
Apesar de tanta congratulação,
...nós também não!
Mas gostava de os ver, a certas horas e em certos locais, a nadarem com as taínhas... Mas,
segundo os Orgãos de Informação,
Na Praia dos Tomates, é que é bom!

a) Cerejal

PS: Se é verdade que o referido Inst.Nac.Água, não vê aquilo que toda a gente vê, por certo andarão
a dormir na forma, ainda mais que o Vitinho, do Banco de Portugal...

caxineiro atento disse...

Caro Hugo Ramos, as águas residuais urbanas de que fala não são próximo das caxinas como diz, mas sim, esgoto a céu aberto precisamente nas Caxinas e poça da barca, mesmo no sítio que divide os dois lugares e bem dentro da cidade de Vila do Conde, apesar de o Porto de pesca induzir muita gente em erro sobre o que é Póvoa e Vila do Conde, mas que as entidades responsáveis nada fazem para elucidar, se calhar para empurrar esse mesmo esgoto para a cidade vizinha. E olhem que eles puseram na divisão das duas cidades um grande cartaz a dizer que são eles efectivamente a cidade mais limpa de Portugal, galardão esse conquistado à nossa cidade...pois é, eles já mostraram variadas vezes que são mais bairristas que as gentes de Vila do Conde!!!

hugomorais disse...

espero que agora se concretise a tal obra etar,e acredito porque os nossos vizinhos poveiros tambem estao interessados,porque em viladoconde,nunca se fez obras importantes,apenas se faz arranjos de ruas no centro, porque a rua da senra,do rancho da praça,ate abeijoca e uma vergonha.veja-se o hospital que temos,nao vale nada,perdeu-se todas as valencias,etc .aonde esta o novo posto da policia prometido ha anos, o saneamento,parece agora avançar,praias sem casas de banho perto e aguas que deixam muito a desejar.claro os nossos governantes locais,nao fazem ferias ca..e tempo de mudar