01 fevereiro, 2008

Estação Aquícola em Villa do Conde

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

em O AVE-1893.

Do nosso collega portuense O Commercio do Porto transcrevemos a seguinte notícia :

«Como é sabido foi decretada a creação de uma estação aquícola em Villa do Conde , estabelecimento da maior vantagem , não só para aquella localidade , como para o norte do paiz .
O ante-projecto da estação foi elaborado pelo distincto engenheiro Sr. Manoel de Souza Machado Junior , que n´esse trabalho se houve com uma competencia comprovadora dos seus meritos .
A estação referida apenas importara em 3.000.00 reis , e a sua utilidade reconhecer-se- ha sabendo-se que ella tratará não só de peixes d´agua dôce , como dos de agua salgada .
Foi , portanto , um acto de verdadeira justiça praticado pelo ex-ministro das obras publicas sr. Conselheiro Bernardino Machado , creando uma estação aquicola em Villa do Conde , localidade , que pelas suas condições está perfeitamente apta para um estabelecimento d´aquella natureza »

Nota - Como tenho algumas interessantes fotografias sobre este tema , vou tentar nas próximas postagens , a ele me dedicar.
Não sei datar a foto acima colocada , mas por certo pertencerá aos primórdios da estação.

8 comentários:

Anónimo disse...

José Novais enviou-lhe uma hiperligação para um blogue:

É uma beleza o teu Blog! Obrigado pelo teu empenho em prol da nossa Bela Terra!

Anónimo disse...

Faz hoje,exactamente 100 anos,portanto dia 1 de Fevereiro de 1908,tambem dia de procissão da Sra da Guia,indo a dita procissão para os lados dos assentos,de repente as pessoas que a acompanhavam reparam que algo estranho se passava no andor da Sra da Guia,a imagem da Sra «virou-se» para Sul,o que gerou grande pânico.Logo o pôvo referia como sendo um «sinal».Soube-se no dia seguinte,que naquela hora,tinha sido assassinado o Rei D. Carlos que tinha como madrinha a Sra da Guia.
Esta história foi-me contada por meus avós e por outras pessoas idosas que diziam ter sido este episódio muito comentado por muitos anos
ACarmo

Anónimo disse...

Ao ver fotos antigas da Estação Aquícola, não resisto a lembrar-me de um nobre e grande Amigo - Engº Joaquim Soeiro - nascido em Vila Viçosa e "adoptado" em Vila do Conde.
Infelizmente, são poucos aqueles que tiveram a rara oportunidade de avaliar e sentir a sua elevada moral, o seu elevado nível cultural, o seu espírito de solidariedade para com os pobres (sem publicidade) e, sobretudo, a sua classe e a sua humildade.
A ele eu muito devo, principalmente pelos seus conselhos que sempre me orientaram ao longo da minha vida. Obrigado Engº Soeiro!

Anónimo disse...

Oh "vilacondense à moda antiga", então esqueceu-te de mencionar a "orientação" que o saudoso Engº. Soeiro te deu para te voltares para os lados de Alvalade?
Um xi

Anónimo disse...

De coisas muito sérias, falou um tal "vilacondense à moda antiga".
Para além de corroborar quanto diz,
è de assinalar que segundo diziam
os eruditos da matéria, O Sr. Engº
Joaquim Soeiro era o melhor Engenheiro Silvicultor de Portugal.
A comprovar, deixou obra escrita,
nomeadamente na
Biblioteca Municipal e na
Biblioteca da Santa Casa da
Misericórdia de Vila do Conde, a
quem legou a sua rica biblioteca
pessoal.
Como grande vulto da Ciência, e
contráriamente a uns tantos, que
pouco, ou muito pouco, fizeram por esta Terra, nenhuma Rua ou Viela,
ostenta o seu nome.
Porque será?...
a)Cereja

José Cunha disse...

Tem toda a razão "Cereja" , o Sr. Eng. Soeiro merecia DAR O SEU NOME a uma nova rua de Vila do Conde.
O "Carioca", sendo o veículo da ideia , agradece-lhe.
O "ENGENHEIRO SOEIRO" , como era conhecido , foi meu professor no colégio , e , durante muitos anos , foi também uma das pessoas que esteve à frente da estação aquícola , quando meu avô era guarda florestal.

José Cunha disse...

Vou confessar-vos uma coisa :
A estação aparece por volta de 1900 ,e , meu avô em 1940 já era guarda , e sabendo ainda que meu bisavô , também tinha sido guarda da estação aquícola , não ficaria muito , muito longe , se dissesse que meu bisavô , era uma das pessoas mostradas nesta fotografia .

Carlos Baptista disse...

Lamento muito, que para estas bandas não esteja prejectado passar o TJV, porque se os Senhores de Lisboa, assim o pensassem, talvês a Estação Aquicula ressuacitasse.