01 dezembro, 2010

A PRAÇA VELHA.

Este local, teria sido outrora um local de passagem para velhas ruas de Vila do Conde.
No tempo da Bacia Fluvial ( todo o espaço que hoje é o Terreiro e o Mercado ), julgo que a passagem por este Largo era obrigatória, e até a Cãmara aqui esteve sediada. Algumas pessoas apontam até esta casa que se vê do lado da esquerda da foto, como sendo o local onde ela estaria, e outros dizem ter sido nuns terrenos ali próximos. (coisas que ouço).
Diz Joaquim Pacheco Neves, que a Praça Velha e as ruas que dela partem, vão seguindo as cristas do morro e descendo suavemente pela Rua da Costa, da Igreja, da Senra, dos Prazeres, até findarem no Socorro.
De seguida, relata de algum modo a Bacia Fluvial, e assim todo o trânsito para poente se teria de fazer pelas partes altas da terra.
Penso que este local seria uma encruzilhada, pois dele partiam diversas ruas. A estrada velha para a Póvoa, a norte, a estrada para as aldeias , a nascente, e para sul, os tais caminhos e cangostas que iriam ter á zona do Socorro. E, esta rua (visível na fotografia) para poente, iria dar á Capela de Santa Catarina, que também servia para os pescadores verem de longe o estado do mar, e, assim decidirem sobre a sua pescaria. Para este efeito, também usavam a capela de Santo Amaro.

1 comentário:

Anónimo disse...

-A CASA DE ANTÉRO DE QUENTAL, ETC. E TAL-

Esta fachada, já não é a mesma dos tempos do Poeta.
O que agora lá temos é uma réplica.
Na década de oitenta, em mais um estúpido acto de vandalismo, todo o primeiro andar foi destruído.
Juntamente com a fachada, foi também o painel de azulejos, indicativo de que naquela Casa tinha morado Antéro de Quental.
Responsáveis?
Precisamente os irresponsáveis que deviam preservar o Património que outros nos legaram.
Tempos depois, viriam a destruir todo aquele medieval lageado da Praça Velha (que ainda se vê na foto), onde para além de Antéro, morou o não menos consagrado Camilo Castelo Branco, que por certo, tal como o povo da Vila o calcorrearia diáriamente.

a) Cereja
.

-PS: Depois de dispendioso restauro,
com apoio dos Fundos Europeus, há largos meses que a abertura ao público da Casa do Antéro tem vindo a ser protelada.
Há quem diga que o atraso se deve a uma mais criteriosa selecção do respectivo pessoal, a fim de não mais se cometerem os graves erros de tão complicado passado...
Assim sendo, também compreendo.
.