06 dezembro, 2010



VILA DO CONDE / BEIRIZ.
.
Como sabemos, Beiriz ( Villa Viariza ) foi uma unidade rústica medieval até á reforma liberal , e pertenceu ao concelho de Barcelos, e em 1836 passou a pertencer a Vila do Conde, e seguidamente, em 1853 passou a integrar o concelho da Póvoa de Varzim.
Assim sendo, Beiriz pertenceu a Vila do Conde durante 17 anos, e assim tenho a "deixa" para vos falar sobre os tapetes de Beiriz.
.
Os tapetes de Beiriz são tapetes rústicos de lã originários da freguesia de Beiriz na Póvoa de Varzim.
A sua origem está na antiga fábrica de "Tapetes de Beiriz", cuja fundação data de 1919, tendo encerrado a sua actividade na década de 70, sendo mais tarde reaberta por uma nova administração, uma década depois, em 1988.
Estes tapetes celebrizaram-se pelo "ponto de Beiriz", mas também pelo "ponto de estrela", e "ponto zagal".
A sua característica mais notável é o facto do desenho do tapete manter-se quando está virado do avesso.
É um tapete caro, pois hoje encontra-se á venda por 160 a 250 euros o metro quadrado.
Podem se ver no Tribunal Internacional de Haia, no Teatro de São Carlos, na Cãmara Municipal do Porto, Palácio de Belém.
Este que acima vos mostro (segunda imagem), estava em casa de meus avós desde 1938, e em cima dele brinquei, e, claro. ajudei a estragá-lo. Era grande, muito, pois deveria ter 6x4 metros, pois a sala era grande, ao contrário das nossas "casinhas de hoje".
A primeira fotografia, é onde se pode ver a segunda imagem colada, e estava emoldurada num tamanho considerável, pois teria 50x40 cm.
Infelizmente mantive-a mal acondicionada nos últimos 20, 30 anos, e daí o desenho do tapete que seria fornecido ao cliente, ter entrado num processo de deteriorização que eu não saberia resolver, e daí o ter entregue no Centro da Memória (doado, obviamente), para que futuramente ainda pudesse ser visto.







1 comentário:

Anónimo disse...

Quem durante anos e anos aqui trabalhou, como responsável da tinturaria da Fábrica de Tapetes de Beiriz, foi o nosso falecido amigo José Bica, «O Pérninha», antigo avançado do então nosso
Rio Ave Futebol Club.