29 novembro, 2010

FÁBRICA DE CHOCOLATES IMPERIAL




1932 - É esta a data em que oficialmente terá nascido a fábrica de chocolates «IMPERIAL».
Mas, em 2007 quando vos falei da fábrica de cocolates «MÉTÉOR», que tinha estado onde hoje é a Farmácia Vital, contou-me então o senhor Artur do Bonfim, que a seguir à saída desta fábrica deste local, nele se terá instalado a «IMPERIAL».
Procurei saber junto de elementos que trabalham na fábrica (que a casa comercial da minha família é cliente desde que me conheço), mas nada sabem me dizer, adiantando-me sómente aquilo que todos sabemos, - que a actual fábrica, hoje sediada em Azurara, chegou aí no ano de 1969 - .
Será que antes de 1932, a fábrica começou a laborar na rua de S.João, para logo de seguida ir para a Praça Velha?.
.
Era esta a resposta á minha pergunta na mensagem anterior.

5 comentários:

Anónimo disse...

Sei ter feito parte do grupo de trabalhadores da fabrica na praça velha, o Sr Justino Ferreira,pai do nosso amigo Dr Pacheco Ferreira. Não sei se estará na foto.

Faria Correia disse...

Se me desculpam, há aí uma certa confusão. A antiga Casa de Antero situa-se na Preça Velha, hoje Largo Antero de Quental. A Fábrica de Chocolates Imperial, situou-se na Rua General Lemos.
Estarei certo?...

José Cunha disse...

Olá Humberto.
Tu, que és conhecedor destas coisas da nossa terra, diz-nos onde, a poente, começa a rua General Lemos.
Gostaria que tu desenvolvesses mais este tema - a Fábrica de Chocolates Imperial - , e não se ela estaria mais á direita ou esquerda,.......mas estou certo Humberto, tu terás coisas bem mais importantes a contar-nos acerca desta fábrica.

Anónimo disse...

Sei ter feito parte do grupo de trabalhadores da fábrica, na Rua General Lemos, o antigo guarda-redes do Rio Ave, o Sr. Cândido Fontes, que era pai do nosso amigo Carlos «Pinta Ratas».
Não sei se estará na foto...

Anónimo disse...

Quem por certo saberá identificar algumas das pessoas que estão nestas fotos, será o amigo A. Carmo, através de sua tia Alcina Ferraz,
operária da Fábrica de Chocolates nos anos quarenta, antes de casar com o Rodrigo Quinota, meu afastado parente.
Quanto à data da transferência para Azurara, se o meu tempo não me engana, teria sido durante o período de férias do ano de 1968.
Então, muito trabalhei.

a) Cereja

-ps: Neste ano de 2010, agora prestes a findar, no Lar da Ordem Terceira de S. Francisco, faleceram as nonagenárias D. Donatilia Morais e D. Amélia Coutinho, antigas operárias na MÉTIOR, do tempo dos Franceses, então sita no edifício da agora Farmácia Vital.
Com elas, foi-se todo um manancial...
.