15 outubro, 2010

NOS ANOS VINTE ...


CIRCULAVA-SE PELA ESQUERDA EM PORTUGAL.
.
Dias atrás, um comentador fez uma observação sobre uma notícia que tinha saído no JN, pois tinha reparado num engano, numa legendagem, pois atribuía a imagem acima a Viana do Castelo.
O "Cereja"fez o favor de me fazer chegar a página em que se encontra a foto e texto, e nele podemos ler que estamos vendo o Capitão Frazão a ser fotografado na ponte à saída de Viana ( é aqui que reside o engano, obviamente ), por ocasião do Circuito Hípico de Portugal em 1925.
Bom, ... quando vi a foto, que desconhecia, causou-me estranheza a posição do carro, e fiz uma pequena pesquisa, e dela vos vou dar conta.
Séculos atrás, os cavaleiros cruzavam-se pela esquerda, pois assim a mão direita estaria livre para desembainhar a espada, e com o aparecimento do automóvel (primeiro com as carroças, coches etc.) as coisas continuaram assim, mas em 1794, em Paris, introduz-se oficialmente a regra da circulação pela direita, à qual, um ano antes , a Dinamarca já tinha aderido.
Um pouco mais tarde, com as Invasões Francesas, a "moda"ia-se "pegando", mas a Inglaterra, o Império Austro-húngaro e Portugal, só vieram a aderir (excluido a Inglaterra) após a Primeira Guerra Mundial".
Curiosamente, havia países que tiveram os dois sistemas, como por exemplo a Espanha, em que havia zonas em que se circulava pela esquerda, e noutras pela direita.
A notícia do jornal, diz que o Cicuito Hípico, fez 85 anos em 2010, logo, a fotografia acima será de 1925.
É, portanto, uma muito curiosa foto, e documental também.
Agradeço ao (ah) ou (ha) a observação, e ao "Cereja" o cuidado que teve em me ter feito chegar às mãos, a página da revista que continha a notícia.

6 comentários:

Faria Correia disse...

Que a fotografia se recorta na visão do Mosteiro de Santa Clara, e outrossim na pomte metálica sôbre o Rio Ave, não restam dúvidas. O que representa é um automóvel com o dístico do "Diário de Noticias", cinco pessoas e dois cavalos. Quem são as pessoas, não se sabe, nem interessa ao caso.
O que não concordo é com a data da corrida de cavalos, ou da foto ser tirada em 1925. O primeiro concurso hipico, em Vila do Conde, foi em 11 de Setembro de 1926, nãoem 1925. (Leia-se "O Democrático", nºs 640 a 642, do anode 1926.

José Cunha disse...

Obrigado Humberto, pelo teu comentário. Mas repara, na notícia do jornal, está referido o "Circuito Hípico a Portugal", e não a Vila do Conde, do qual já aqui mostramos uma fotografia.
Lê a notícia do jornal por favor, para melhor nos poderes elucidar.
Todo o meu comentário, foi baseado na leitura da revista do jornal, como deverás ter lido.

Faria Correia disse...

Amigo Zé Cunha.
Não li a revista e muito menos o jornal.
Mea culpa. Cingi-me ao blog.

Anónimo disse...

"faz amanhã 85 anos (n.r. 10 de outubro de 1925), era dada em lisboa a partida para o circuito hípico de portugal, que percorreu o país durante quase um mês: o regresso à capital foi a 4 de novembro. o DN, promotor da iniciativa, dedicou-lhe toda a primeira página, com mapa das estradas, o nome dos participantes e uma saudação do presidente da república, teixeira gomes..."

entrando em contacto como diário de notícias talvez forneçam a fotografia completa.


ah

Anónimo disse...

Titulo: A União Número: 1 Data 25-10-19 página: 2
http://www.bm-joseregio.com/periodicos/paginas.php?id=3450&pg=2&img=&res=3&largura=100


Titulo: A União Número: 2 Data 01-11-19 página: 2
http://www.bm-joseregio.com/periodicos/paginas.php?id=5948&pg=2&img=&res=3&largura=100


ah

José Cunha disse...

Obrigado (ah), pela informação adicional, mas quando fiz a minha pequena pesquisa (não neste jornal), obtive idêntica informação, e a título de curiosidade, quando à chegada a Lisboa, nesse 4 de Novembro, caía uma chuva miudinha.