20 outubro, 2010

COISA CURIOSA.


Busquei,... e finalmente encontrei no blogue do "ATENEU DE VILA DO CONDE" , o que há tanto tempo procurava. Saber o que representava aquele pequeno quadrado branco, lá no alto.
Vou transcrever na íntegra, o que lá se pode ler :
.
Quem vai ao Monte e vê a Igreja do Convento de Santa Clara, logo repara que o velho templo não tem portal axial, apenas se embeleza, a Poente, com uma rosácea entre contrafortes. A entrada faz-se pela porta principal, a Norte, junto à Capela da Conceição. É ao lado, no alto da parede do transepto, entre o vitral e os merlões, que está o brasão dos Fundadores, onde se gravaram, em pedra d´Ançã, as cinco flores de lis de D. Teresa Martins e as quinas e castelos de D. Afonso Sanches.

2 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Um belo "pormenor" que diz muito sobre este nosso ex-libris e hoje cidade. Com tanto engenheiro (também vilacondense) formado em artes de webdesign ou visuais, moldagem 3D, chamem-lhe o que quiserem, quando surgirá um pequeno ou grande filme sobre a nossa tão antiga e medieval Vila do Conde, do tempo em que este brasão foi feito? Os formatos podem ser muitos, mas a inspiração é que teima em não ser tanta.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Faria Correia disse...

É uma caracteristica dos templos Claristas, a porta principal não ser frente ao Alter Mor, mas sim lateralmente.