27 outubro, 2010

MANUEL DE SÁ.

A fotografia acima, mostra-nos o rosto de uma edição do livro - SCHOLIA IN QUATUOR EVANGELIA - que foi obra de um vilacondense nascido em 1528, e que se fez jesuíta em Coimbra, mas com 18 anos já ensinava Filosofia em Gandia (Espanha), e mais tarde foi chamado para Itália por Santo Inácio de Loyola.
Escreveu três obras notabilíssimas, repetidamente editadas nos centros mais cultos da Europa ao longo do séc.XVII, e uma delas é, a Scolia in Quatuor Evangelia.
Este biblista, escritor e sacerdote jesuíta, morre em Itália mais própriamente em Arona, nas proximidades de Milão em 1596.
Aquando do seu nascimento, a Igreja Matriz de Vila do Conde já deveria estar concluída, pois começou a ser edificada em 1496, e talvez lá tivesse acontecido o seu baptismo.
Por estes anos, a nossa terra era muito pequena, pois teria aproximadamente 4.500 habitantes, e estes, ainda não podiam ver o Castelo nem Aqueduto, e também a Capela do Socorro, simplesmente porque nada disto ainda existia.
.
NOTA - Agradeço ao "Cereja" o ter-me enviado este folheto, o que me levou a fazer uma breve pesquisa na internet, e que culminou com este pequeno texto que aqui publico. Façam também uma pequena pesquisa, pois vale a pena.

5 comentários:

Anónimo disse...

http://pemanueldesa.blogspot.com/

Anónimo disse...

Portanto, tal como nós,
tal como Eça de Queiroz,
o jesuíta Manuel de Sá,
nasceu e foi baptizado cá...

.

Anónimo disse...

Este livro pertence à Biblioteca Municipal e encontra-se, neste momento, exposto ao público, acompanhado do texto aqui publicado.

José Cunha disse...

Obrigado pela informação. Terei que visitar a Biblioteca Municipal.
Quanto ao texto,não será própriamente este, pois fiz uma compilação de algumas leituras, e curiosamente, a data de nascimento não coincide em alguns escritos, porque por vezes apontam para o ano de 1928.

José Cunha disse...

Perdão, queria dizer - 1530 -