06 outubro, 2010

CINQUENTENÁRIO.


Não, não se trata de "Centenário", mas provávelmente de um -Cinquentenário-, pois deverá ter sido há cinquenta anos que estes atletas experimentaram pela primeira vez os velhos "yole".
Vi a notícia no "Jornal de Vila do Conde" de 30/10/2010, e com o título "REMO EM FESTA" , e tive pena de estar ausente, pois também fui um dos rapazes que passaram por essa escola, que é sem dúvida, o CLUBE FLUVIAL VILACONDENSE.
Terá sido um dia memorável, pois estiveram presentes antigas tripulações, e a mais representativa, terá sido a primeira a conseguir um título nacional, constituída por Américo Magalhães, Manuel Lima, Eduardo Fraga e Lino Samuel, e uma outra, constituída por Manuel Costa e António Costa (irmãos Adolfo) e Óscar Rodrigues (timoneiro), esta última equipa, a passar já os setenta anos.
.
P A R A B É N S F L U V I A L.

5 comentários:

Faria Correia disse...

Falando em titulos de remo, temos, os primeiros: em Maio de 1952, Campeonato Regional de Remo, no Rio Douro, em "Yolle de 4", com António Santos da Costa, Manuel Santos da Costa, António Rodrigues de Oliveira e Aires da Silva Soares, timoneiro Oscar Anibal Fernandes Ribeiro; 9 de Agosto de 1964, Campeonato Nacional de Principiantes, na Figueira da Foz, com Avelino Gonçalves do Carmo, Eduardo Campos de Oliveira Fraga, Manuel João de Sousa Lima e Américo Leite da Costa Magalhães, timomeiro Manuel Justo da Silva (infelizmente já falecido).
As fotos agora apresentadas são fruto da reunião havida.

Anónimo disse...

Aires da Silva Soares (infelizmente também já falecido, no Brasil)

Faria Correia disse...

Amigo e Ilustre Desconhecido, ou de voto próprio Ignorado.
Não citei Aires da Silva Soares, como falecido, dado que há muitos e muitos anos se radicou no Brasil e desconheço completamente noticias suas, quer através de sua familia (em grande oarte falecida), ou de amigos. Lastimo sinceramente o seu falecimento.
A vida é sempre uma incógnita.

Anónimo disse...

Parabéns ao Fluvial, por tão feliz iniciativa, da qual o Club tanto carenciava.
Que o exemplo frutifique na Terra.
Já agora, e por achar que a mais representativa equipa será aquela que, mau grado as dificuldades da época, mais vezes nos representou, e, se possível, melhor, evocarei aqui aquela dos anos cinquenta, constituída por
Mário Bompastor,
Adolfo Rodrigues,
Manuel Costa,
António Costa e
Oscar Ribeiro, como timoneiro.

Portanto,
Parabéns pois,
Oh verdadeiros Fluviais,
Por esta Terra,
Que tanto amais !
.
a) Cereja

Anónimo disse...

Lindos e anafados.