07 outubro, 2010

AINDA O FLUVIAL.

=================================================
Procurei notícias do Fluvial em 1887, mas não encontrei. Mas, coisa curiosa, vi a notícia que o "CLUB RIO DOURO" veio a Vila do Conde realizar umas regatas, mas sem mencionar o Fluvial.
Terá sido a realização desta regata, que veio despertar os Vilacondenses?
Alguma coisa terá acontecido ao longo desse ano de 1887, pois em 1888 já há referências aos sócios do Clube.
O Fluvial terá nascido um pouco como o Ginásio, pois já tinha sócios, mais tarde estatutos até, mas não estava devidamente legalizado.
Assim acontece com o Fluvial, há referências em 1888, criam-se os estatutos por Cunha Reis em 5 de Dezembro de 1905, mas em rigor, nasce em 1906, pois só em 11 de Abril desse mesmo ano, é que vê os seus estatutos aprovados pelo Governador Civil do Porto.
Mais uma "coisa" curiosa para adicionar á nossa sebenta. (como sabem, gosto deste nome -sebenta- pois aqui não há o rigor da escrita, dado que me limito a ler o que está "escondido" em velhos jornais, e disso vos dar conta)

3 comentários:

Faria Correia disse...

Comecemos pela fotografia, que é de um postal representando o escaler "Pátria", construído em 1915. Continuemos pela documentação, conseguida e possível, dado que a Biblioteca Municipal não tem arquivos anteriores a 1887. É pena, mas nada mais podemos fazer. Porseguindo, temos que não concordar, com a legalização do Fluvial, que nos era legalmente dada através da Carta de Lei de 1 de Julho de 1867, ou seja, a aprovação pelo Governo Civil, era feita em face da cópia da acta da pessoa moral (leia-se Fluvial).
O Alvará de Aprovação, (11 de Abril de 1906), qe podia ter sido passado noutro dia qualquer, não marca o nascimento do Fluvial.
Que o Clube já existia é ponto acente e incontornável. Ultimo
item: a) Em 1887 ou talvez antes, o Fluvial já existia, tanto que não crível que o Clube do Douro, do Porto, tivesse que se deslocar a Vila do Conde, para realizar uma regata. Veio, isso sim, porque teve apoio e convite local. b) o Fluvial era um Clube com sócios de maior idade, os quais embora com personalidade jurídica não legalizaram a Associação, podendo tê-lo feito. c) O que não é o caso do Ginásio, que muito embora já existisse em mente dos seus promotores, oe mesmos não tinham idade para o fazer juridicamente falando. Rezão essa pela qual o vieram a fazer muito mais tarde. Certo; estamos de acordo?

José Cunha disse...

Obrigado Humberto, por partilhares a tua opinião,

Anónimo disse...

Para aqueles eventualmente interessados nestas coisas da nossa Terra, e ainda referente ao escaler Pátria, permito-me complementar com os seguintes dados:
Foi construído por Sebastião Araújo Couto, em Azurara, e foi registado em 7 de Outubro de 1915, na Capitania do Porto de Vila do Conde, com a
matrícula VC 6045 - R.
Características principais:
Comprimento 9,20 metros;
Boca............1,26...."
Pontal..........0,46...."

a) Cereja

ps: Estes elementos, compilei-os eu na nossa Capitania, quando já se anunciava a breve transferência de toda a documentação para a capital.
Antes, ainda alertei o pessoal cá do bananal...
.