09 julho, 2010

XV CIRCUITO AUTOMÓVEL DE VILA DO CONDE.

===================================================
.
Semanas atrás, por ocasião do REVIVAL-VILA DO CONDE, tive o prazer de conhecer Ernesto Neves, nome importante do automobilismo nacional nos anos setenta.
Foi com este carro, um LOTUS 62, que nesse longínquo ano de 1970, ele conquistou a TAÇA DR.JOSÉ DA SILVA RAMOS (Turismo Especial) com a média de 121.460 Km/H, e numa outra prova a TAÇA CÂMARA MUNICIPAL (Fórmula Ford) com a média de 132.942 Km/H.
A rua que vemos na foto, chamava-se por essa época Av. Ferrol Del Caudillo (hoje, Av. do Ferrol), e, talvez o mais importante a anotar, é que por esse ano inaugurava-se o novo traçado da pista, começando os vilacondenses, e os forasteiros, a animarem-se com o espectáculo que os corredores davam nos "SS".

6 comentários:

Anónimo disse...

Vemos,ao fundo/direita,um prédio que já não vemos.Porque não vemos,vamos a direito ao fundo?

Anónimo disse...

Em posse da foto, o amigo Cunha será capaz de nos garantir que o senhor guarda da PSP, não é o falecido Xico Polícia?
A mim, parece-me ser ele, na curva do
extinto Praia Azul.

a) Cereja

ps: para que se saiba, congratulo-me com o facto de ter sido um dos que, de ferramenta na mão, ter feito a eliminação..."Del Caudillo".
.

Faria Correia disse...

Esta fotografia, tal como qualquer outra, evocativa do Circuito Automóvel, faz-nos meditar sobre o que Vila do Conde tinha e hoje não tem. Em 10 de Maio de 2000, em separata d'O Primeiro de Janeiro, lia-se "O circuito faz parte da nossa afirmação como cidade"... O circuito existia desde 1931, e em 2002 desapareceu. Porquê?!...
Por vontade dos verdadeiros vilacondenses?... Certamente que não.

José Cunha disse...

Sabe "Cereja"?!
Quando olhei para a fotografia, a primeira coisa que me chamou a atenção, foi precisamente o "Xico Polícia", tal é a semelhança. É a altura, o físico, a postura....realmente tudo indica que seja ele.
Respondendo ao Humberto, diria que não foram só os vilacondenses, a entristecerem-se com a "eliminação" do circuito.
Teriam havido fortes razões, talvez projectos de longo prazo que irão ser executados, mas, em toda a verdade, nós, que cá habitamos e amamos este cantinho...."NÃO GOSTAMOS"!

Miguel Melo disse...

Ao ver esta fotografia, lembro-me com muitas saudades das tardes bem passadas numa varanda perto do sítio em que esta fotografia foi tirada.
Muito obrigado pelas miniaturas, são fantásticas!
Grande abraço!

José Cunha disse...

Obrigado Miguel, e aparece mais vezes!