07 julho, 2010


CAFÉ / BAR = SEREIA =
.
Dias atrás, um comentador, o "Cereja", fez referência a este barco, e dizia se lembrar dele atracado junto à Praça da República. Também me recordo, mas vagamente.
E esta fotografia foi me enviada por outro comentador, o senhor RUI AMARO, que a tirou em Julho de 1974.
E diz-me, na mensagem enviada, que anos mais tarde, esta embarcação foi assentar arraiais no rio Douro, em Vila Nova de Gaia, e depois, ainda a viu encalhada no estaleiro da Cruz.
Agradeço ao senhor Rui, o envio desta foto, pois não haverá muitas, pelo menos eu não me recordo de ter visto alguma, e , certamente, muitos dos vilacondenses, já não se lembravam deste barco.

5 comentários:

rouxinol disse...

Reavivar a memória...
Um bar ecológico... a brisa era sortilégio marcante...

rouxinol de Bernardim

Anónimo disse...

Plenamente de acordo com quanto nos diz Rui Amaro.
Provavelmente, esta foto teria sido feita de cima da chamada Ponte provisória, na medida em que nesta ocasião estavam a decorrer obras de betunagem da actual Ponte rodoviária, que veio substituir a metálica.
A Ponte provisória teria sido um dos pretextos para mandar a mal afamada Sereia, para a outra banda...

Cereja
.

Anónimo disse...

eu sou um jovem vilacondense com 46 anos apenas e recordo-me perfeitamente deste barco, aliás, dei muitos mergulhos para o rio, saltando dele. inicialmente esteve atracado junto ao "terreiro" e depois passou para o lado de azurara, mais ou menos em frente onde hoje existe o cais do Vila do Conde Kayak Clube. Daí Zarpou ...

Anónimo disse...

aliás, é perfeitamente visivel a miudagem junto à margem e um kayak no rio

Anónimo disse...

Na altura o rio era dragado pelo dono do estaleiro de azurara, também é visivel a draga