07 outubro, 2009

.
SESSENTA ANOS MAIS TARDE, o meu amigo J. Gomes, repete a história do dia vivido e contado na anterior postagem.
Sem dúvida belas imagens, mas com outros meios que Carlos Adriano não possuía.
Hoje, as fotos são tratadas em computador, enquanto que no tempo de Carlos Adriano, depois da toma da fotografia, seguiam-se outros trabalhos, até finalmente, e depois dos banhos no quarto escuro, ficar a descoberto a qualidade da fotografia, e saber então, se a escolha tida na abertura de diafragma, tempo de exposição, etc, teriam sido as mais correctas.
Tudo era mais difícil, é certo, mas é necessário muito bom gosto e conhecimentos da arte de fotografar, para obter o nível a que o meu amigo J. Gomes me vai habituando.

6 comentários:

Ana Loura disse...

a vista lá de cima deve de ser fantástica!!!! O Joaquim tá de sapatos (riso). Engraçado de ver as diferenças entre as fotos que apanham o Terreiro. Não querendo parecer "bota de elástico" mas há uma série de coisas que na recente estão a mais...desde o "alusivo", às tais bolas que ninguém sabe o que representam...enfim...viva o progresso.

Gostei muito!

Já afirmei que neste blog tens um trabalho de grande valia. Fui ontem ao site do Joaquim, que em boa hora me contactou por causa da foto da Seca, e fiquei encantada.

Beijos a ambos e dois

Ana

Anónimo disse...

Já agora qual o endereçp do site do Joaquim?
Obrigado.

Ana Loura disse...

O endereço do site do Joaquim é: http://web.mac.com/jfagomes

Espero que goste pelo menos tanto como eu
Ana

Zé disse...

Muitissimo obrigado Ana (Lua dos Açores).

J. Gomes disse...

.....É verdade..... 70 anos depois, sem conhecimento prévio das imagens do Sr. Carlos Adriano..... a mesma ideia, o mesmo risco e a mesma vontade de partilhar perspectivas únicas, desta nossa linda Cidade de Vila do Conde.........quem tiver curiosidade visite: http://web.mac.com/jfagomes

Parabéns ao Sr. José Cunha, pelo excelente trabalho de divulgação destas memórias da nossa bela Cidade....

Anónimo disse...

Neste artista J.Gomes, tenho eu um certo orgulho, na medida em que é um dos frutos que juntamente com mais meia dúzia, nasceram para a arte da fotografia, quando da recuperação para o Arquivo Municipal do valioso espólio de Carlos Adriano, onde tive o prazer de dar a minha GRACIOSA e importante cooperação em prol da preservação da memória desta Terra.
Idêntica a esta foto de J. Gomes e à de Carlos Adriano, há uma outra,
publicada no "falecido" Informação Vilacondense em 1991, feita por mim, quando da faísca que partiu
esta Mísula, a qual ia matando o Sr. Cirilo Pinto que estava em casa a ver a Televisão, só parando
na Confeitaria.
Posteriormente a isto, também o Prof. Cesário Alves, deste mesmo sítio, e na minha presença, fotografou esta Vila do Conde espraiada...
Ao Joaquim e ao Cesário, parabéns pela coragem de se abeirarem daquele enorme elefante de pedra. É de respeito!

Cereja