14 setembro, 2009

O " PONTUAL ".
.



Embora não consiga datar as fotografias, sinto um particular prazer em vos mostrar estas . A primeira já a tinha visto diversas vezes quando estou a procurar este ou aquele assunto, mas a segunda deparei-me agora com ela, e juntas, creio ter aumentado o valor da postagem. A terceira , como podem ver, mais não é que uma ampliação da segunda, para verem mais em pormenor, o nome - PONTUAL - escrito no barco.


9 comentários:

Anónimo disse...

belíssimo bacalhoeiro poveiro com a sua inconfundível vela poveira à ré. aumentando a imagem é possível vislumbrar uma antiquíssima bandeira poveira. aliás, pontual era a alcunha como era conhecida uma ilustre família poveira radicada desde há longos anos na poça da barca e era assim conhecida por chegar sempre tarde e a más horas, uma característica tão poveira.

ah

Anónimo disse...

Isto com humor,
Tem outro sabor...

Até há quem diga, que a Câmara de
Vila do Conde ainda não pôs as velas na NAU QUINHENTISTA, não por ter falta dinheiro (antes pelo contrário...), mas, por através dos seus ilustres Assessores, ter sabido que as velas das Naus Portuguesas também eram tipo Poveiras...

a)

José Cunha disse...

A história da família Poveira é adorável. Obrigado.

Anónimo disse...

Então é tudo poveiro...deixem-me rir!!

Rui Amaro disse...

O PONTUAL era um iate-motor mercantil que fazia o tráfego costeiro, e que com o BATA e o BATA NOVO pertencia à Sociedade de Transportes Bata.,Lda, Porto,embora o navios estivessem matriculados na capitania do porto de Vila do Conde,em cujos estaleiros foram construidos entre 1943 e 1949.
O PONTUAL perdeu-se por encalhe na costa, julgo que em 1950, devido ao nevoeiro, quando em viagem do Porto para Setubal onde iria carregar uma partida de sal para o Norte do psís,no lugar da Fonte santa, entre Peniche e a Foz do Arelho, tendo sido salva a sua tripulação de 8 homens.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro - Foz do Douro

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Muito interessante sem dúvida ver estas fotos de outro dos tantos tipos de navios construídos em Vila do Conde.
Sorri com os comentários sobre o "bacalhoeiro poveiro" e suas velas e na realidade as linhas destes iates eram muito parecidas com as dos lugres-motor bacalhoeiros construídos na Gafanha da Nazaré, como por exemplo o "Aviz", o "Brites" o "Coimbra", etc. Aquela forma de cobertura arredondada da popa é inconfundível.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Tanto o Pontual, como o Bata Novo,
eram designados navios de cabotagem,
os quais, salvo algumas excepções, deveriam navegar sempre com a costa à vista.

Cereja

Anónimo disse...

Gosto de fotos antigas em particular de barcos de pesca aproveito para pedir para publicarem de traineiras.
Queria tambem aproveitar este blog para saudar o Sr. Rui Amaro que tanto sabe sobre assuntos do mar.

Miguel Sesimbra

Peniche Nautico disse...

Boas a todos. Embora este tópico já tenha alguns anos decidi aqui postar. Tenho uma lista infidável de naufrágios na zona de Peniche, mas sobre este não existe qualquer registo. Caso possuam alguma informação agradecia que me fizessem chegar.

Com os melhores cumprimentos.
Penicheblog@gmail.com
peniche-nautico.blogspot.com