15 junho, 2009

URBANIZAÇÃO.
.


-----------------------------------------------------------------------------
.
Foi aprovado pela Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais o estudo do arranjo do largo da Igreja Matriz desta vila, elaborado de harmonia com as exigências próprias e necessárias para a valorização daquele magestoso Monumento Nacional.
Os trabalhos a realizar foram estudados com a intenção de integrar o local no conjunto deste monumento, libertando-o de mesquinhas construções, com o fim de permitir um evidente desafogo que actualmente não se verifica, mas que se impõe, para assim se conseguir um ambiente próprio ás suas funções.
Verificou-se a necessidade de se proceder á demolição de alguns prédios e vedações situadas na parte fronteira do Adro, bem como outro que existe no ângulo da Rua sobre o Mercado e o largo, prédio este que está embargado e por concluir.
... Circundando a Igreja e aproveitando a circunstância do desnível existente entre a Rua sobre o Mercado e a Rua da Igreja, foi previsto um amplo patamar constituído por uma quadrícula de cantaria e calçada que ligeiramente elevado, permitirá estabelecer a separação da zona destinada á ligação e circulação entre as duas referidas artérias.
... No largo fronteiro da Igreja será efectuada a conclusão do lageado de cantaria, da Rua da Igreja que fica a fazer parte integrante do conjunto.
.
FONTE - RENOVAÇÃO- 1949. (extrato)

4 comentários:

Afonso Henriques disse...

1. olhando para as duas fotografias digo sinceramente que não fazia ideia de casario tão colado à matriz mas sempre estranhei o facto da nossa matriz ter um adro tão amplo ao contrário de outras igrejas e sés. nas urbes, como braga por exemplo, o centro desenvolveu-se "colado" à sé. por cá sempre me deu a ideia da matriz ter sido construída no meio do nada devido à amplitude do adro.

2. faço uma sugestão: não raras vezes as fotografias aqui postadas vêm acompanhadas de texto extraído de publicações escrito décadas atrás. identificar os locais sem ter o conhecimento dos nomes antigos das nossas ruas nem sempre é fácil. um exemplo, a avenida josé régio já foi campos henriques mas esta no inicio do século xx era conhecida como antiga rua de santo amaro. a praça da republica, também conhecida por terreiro, já foi praça hintz ribeiro ou praça do gado. e a 5 de outubro já foi d. luiz I.
o que sugiro é deixar na coluna da direita um campo de texto com o nome das ruas actuais e como se chamavam anteriormente para melhor identificação dos texto e não só.

José Cunha disse...

Obrigado pela sugestão, mas compreenderá, que tal quase me duplicaria o trabalho, e, certamente não o convidarei a ler o "blog" desde o seu início, mas saiba que quando me refiro aos ditos lugares , menciono-os com os nomes da época.
Em relação ao que me diz o Afonso, da Av. José Régio no princípio do séc. XX ser conhecida por rua de Santo Amaro...deconhecia por completo.

Afonso Henriques disse...

já desde o número 1 da illustração villacondense, número esse que saiu em 15(?) de janeiro de 1910, cujo director e proprietário era j.m. pereira sobrinho (pai do régio), é possível saber disso nas últimas páginas reservadas à publicidade. aqui vai o exemplo: "ourivesaria de antónio maria pereira & filho / avenida campos henriques (antiga rua de santo amaro) VILLA DO CONDE / completo sortido de objectos de ouro, prata e pedras preciosas / relógios de bolço, garantidos".

quanto à minha sugestão, se eu conseguir fazer uma base de dados digna desse nome terei todo o prazer em enviar-lhe e usará conforme o bem entender. Ficará ao seu critério.

José Cunha disse...

Obrigado Afonso. De tanto ler velhos livros e consultar a biblioteca digital, nos últimos dois anos, por vezes quase que confundo informações e datas. E,claro , se tiver esssa lista dos nomes que as ruas foram tendo ao longo dos anos, será uma boa ajuda.