08 junho, 2009

PAINEL DE AZULEJOS.
.

Todos sabemos onde ver este belíssimo painel de azulejos, das Fábricas Aleluia de Aveiro.
Um pouco escondido, na Azurara, (junto da fonte) antes da descida que precede a entrada na ponte, que dá acesso a Vila do Conde.
Poucos conhecerão em detalhe, o que ali se encontra representado, e quase todos ainda, são pontos obrigatórios de visita para os forasteiros.
Seria interessante, um dia, ver o painel recuperado, pois já mostra bons sinais de degradação.
Bom, ... mas não quero ir por aqui, pois o "Carioca" assemelhar-se-ia a um programa televisivo, que passa diáriamente num dos nossos canais.
Mas que temos coisas lindas, lá isso é verdade, e que também mereciam melhor sorte, também o é!

5 comentários:

Afonso Henriques disse...

desde muito pequeno sempre senti um fascínio, digo mesmo hipnotismo, por estes azulejos. por estes e pelos azulejos da fonte da praça de são joão.

Anónimo disse...

Durante mais de um quarto de século
que trabalhei em Azurara, na Fábrica de Chocolates Imperial, ajudando a transforma-la na maior de Portugal, passava diariamente pela Fonte onde estão instalados estes belos azulejos.
Quanto aos ditos " bons sinais de degradação" diremos antes que é devido aos actos de vandalismo,
praticados pela vadiagem que em tempos se dedicava a arremessar pedras contra o painel.
Cumprimentos

a) Cereja

PS: Por falar em coisas lindas, em perigo eminente, já que depois de
partirem vidros, roubarem algumas guarnições em madeira e alguns dos
MAGNÍFICOS AZULEJOS REFERENTES A VILA DO CONDE, da autoria do
consagrado JÚLIO RESENDE, daqui chamo a atenção para o antigo Posto Médico, em cujo Hall de entrada, ainda vai estando aquilo que de melhor conhecemos deste Artista.
Se ainda houver alguém minimamente responsável pela preservação do nosso Património, urge que se tomem providências drásticas, pois
já ontem, era tarde de mais...

José Cunha disse...

Respondendo ao Afonso Henriques,... se encontrar o postal que penso ter, amanhã mostrar-lhe-ei esse belo recanto de Vila do Conde, que fascina o Afonso.
Quanto às observações do "Cereja", e no que refere ao vandalismo, concordo consigo, pois aquelas "feridas" dos azulejos, sugerem fortes arremessos de pesados objectos.
No que refere aos azulejos de JÚLIO RESENDE, já é a segunda vez que o "Cereja" aqui aborda este problema, e, fazendo fé no que nos menciona este habitual comentador, isto é gravíssimo, e se alguém responsável pelos destinos de Vila do Conde, tiver por hábito visitar o "Carioca",...por favor demore-se um pouco, estudando este assunto.

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Que saudades de olhar para estes azulejos ao entrar na ponte.
Em breve escreverei sobre um aspecto relacionado entre as Caxinas e Vila do Conde e que tem ligação a estes azulejos, agora que os revejo. Existe menção às artes da pesca neste painel representativo de Vila do Conde?

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Em resposta à pergunta do Fangueiro, poderei adiantar que em relação ao
MAGNÍFICO PAINEL DE AZULEJOS, que ainda vai estando no antigo Posto Médico de Vila do Conde, o melhor dos muitos trabalhos que conheço do
famoso pintor Júlio Resende, para além de alguns dos nossos melhores Monumentos, estão ali muito bem representados os Pescadores, Calafates, Carpinteiros, Rendilheiras, etc., desta Terra.
De tal modo, que quer pelo estilo,
quer pela temática, logo nos trás à memória os também magníficos e famosos paineis da Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, da autoria do grande artista Almada Negreiros.
-Ao amigo José Cunha, talvez hoje
mesmo lhe mostre algo sobre o tema vilacondense, agora à mercê dos
vândalos.
Mais uma vez, o ALERTA aqui fica...

Cumprimentos,

a) Cereja