02 maio, 2009

UM NOVO LIVRO

" A comunicação, agora divulgada nesta obra, provém da extraordinária memória do sr. Artur do Bonfim ( "S. João deu-me uma boa memória") , homem simples, de fé enraizada, conhecedor profundo dos eventos ocorridos, nos últimos três quartéis do séc . XX, em Vila do Conde. Mas de nada serviria a lucidez da sua memória se, no decurso da sua longa vida, a não tivesse alimentado com muito estudo, intenso trabalho e observação cuidada, fontes dos conhecimentos que, neste trabalho, tão cuidadosamente nos transmite.
.
A sua actividade jornalística de décadas, a sua vivência religiosa e profissional e a proximidade que o ligava a personalidades e instituiçôes da sua terra, fazem dele figura privilegiada para abordar as diferentes facetas da vida sócio - cultural de Vila do Conde, dos anos trinta aos nossos dias. Isto apesar de, como nos refere na sua comunicação, " eu não passei dos bancos da primária, mas devo muito ao pouco, ou muito, que li, e ao convívio que tive, de lidar com pessoas de uma cultura superior, senão não podia sequer divulgar estas coisas".
.
É um comunicador nato. As memórias flúem magistralmente encadeadas, lucidamente esclarecedoras, ternamente encantadoras, dando vida à sua dura vida, contribuindo com subsídios preciosos para a história da terra que o viu nascer. "
.
................. in "Prefácio"
.
NOTA - Aconselho-vos vivamente a leitura deste livro, é uma autêntica delícia.

3 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de todo o manancial de conhecimentos que o Sr. Artur do Bonfim revela no seu livro, eu, que já o li quase todo, continuo
na minha de que isto é apenas uma pequena parte de quanto ele tem para nos dar.
Portanto, quanto antes, é preciso continuar.
E, sobretudo, não esquecer uns outros, como o Carlos Costa, o João
Conde, o Albino Rocha, etc. etc.
Ciente de que o tempo urge, no entanto digo:
aguardemos.

Al bino (sem Rocha...)

Anónimo disse...

Gostava de comprar o livro, mas não o encontro à venda.
Onde o posso comprar?

Anónimo disse...

Ontem mesmo, quando encomendava mais um livro destes, para um amigo, soube pelo também amigo e membro do Atneu, João Evangelino Gomes de Freitas, que estariam mesmo a esgotar.
Portanto, há que procurar o João.
Cumprimentos,

a) Cereja