08 maio, 2009

RECORDAR É VIVER ...

Vou "casar" estas belíssimas fotos das Caxinas, que o A.Carmo fez o favor de me emprestar, com um extrato do livro recentemente publicado pelo Ateneu, com o título - AS MEMÓRIAS DE ARTUR DO BONFIM. -
.
"As Caxinas e a Poça da Barca eram, então, meia dúzia de casas no vasto areal, a seguir à Cova da Andorinha, com terrenos aforados e baldios municipais, de habitantes trabalhadores, gente da pesca, do pilado e do sargaço, boa gente de Vila do Conde."
.
NOTA- É de reparar na primeira foto, a antiga igreja das Caxinas, e o posto de Socorros a Náufragos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Hoje era para abordar estas duas magníficas fotos, mas porque não estou para aí virado, mas mais para a actualidade local, ficará para a semana.
Há dias, talvez em meados do mês passado, este Carioca da Vila, como iria entrar de férias, sugeria aos seus leitores para apresentarem novas ideias, a fim de o modernizar, tornando-o talvez mais atractivo e actual.
A verdade, é que esta sugestão, apesar de boa, parece ter sido pouco correspondida.
Ora, atendendo a que infelizmente hoje, talvez pior do que nos tempos da "outra senhora", em
Vila do Conde não existe uma única Rádio, ou Jornal, que não esteja enfeudado ao poder político, sugeria que para além do muito de bom que o Carioca nos tem dado, sobretudo com as belas fotografias de outras eras, dentro das suas possibiidades, tal como acontece noutras terras, acompanhasse a actualidade de "Vila do Conde e seu alfoz".
Se assim acontecesse, tavez não tivessemos que aguardar o que
nos conta a imprensa de vinda de
Lisboa, e o nós aqui tão perto...
Como exemplo, veja-se o Correio da Manhã, de hoje, com relevo para os Prós e Contras, em prol da vossa Autarquia.
A não perder...

a) Cereja

Editor disse...

Espaço interessante.

J.pião disse...

Voltei hoje ém boa hora aqui ao blog de carioca da vila ,ém boa hra o fiz ,porque recordar é viver e ver estas duas fotos antigas de Caxinas que tanto bém me fês ,ém espeçial a segunda dos montes do pilado no meio da rua ,que ia até o fontenario e entrava pela minha casa dentro pilados ainda vivos que o meu Pai na altura dizia que éra o marisco dos pobres ,cozidos ou assados éra um bóm petisco.
Pois fiquei muito sensibilisado e maravilhado com éstas fotos ,por isso o meu obrigado por éstas maravilhas ...uma boa noite .Jaime Pião de Caxinas