20 maio, 2007

PIRÂMIDE

---------------------------------------------------------

Neste ano de que tratamos, da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1838, reinava em Portugal, Sua magestade Fidelíssima a Rainha D. Maria II, filha do Rei Soldado.
Este quando fora da sua empresa de desembarcar na costa portuguesa para expulsar o seu irmão D. Miguel, Rei legítimo e absoluto, à antiga portuguesa, tentara desembarcar em Vila do Conde, mas a guarnição do forte de S. João Baptista e a oposição do brigadeiro legitimista, José Cardoso de Menezes, fez com que fosse tentar o feito em outra parte, que foi em Pampelido, mais a sul.
Uma pirâmide ainda hoje existente e que era uma das que estavam colocadas na entrada da ponte de pedra caída, pela acção do temporal e má construcção dos alicerces, do lado de Vila do Conde, comemora o feito dos legitimistas.
Esta pirâmide, a que dão o nome de Memória está colocada entre o Castelo e a Capela de Nossa Senhora da Guia, junto à praia. Além dos insultos dos tempos e dos homens, o fogo do Céu já lhe arrancou a esfera armilar que tinha no seu cimo. Dizem que teve uma lápide com quaisquer dizeres, mas nunca a conheci, só agora, 1951 é que a vi, colocada ou mandada colocar pela Cãmara Municipal, naturalmente coisa nova.
Esta mesma Câmara, com gente de outa época, em 1838, requereu, em virtude das reclamações dos povos interessados, a retirada do rio, das pedras que tinham pertencido à ponte caída, e entulhavam o mesmo ; formoso Ave, e iam-no enchendo de bancos de areia, para gáudio dos amantes da natação.
A retirada da pedraria, produzia dois efeitos muito apreciáveis; permitia a livre passagem das águas, dando-se o desassoreamento, e contribuia para a construção do cais em projecto.
Sua Magestade, dando permissão para a retirada das pedras, recomendou com instãncia que primeiro se levantasse o paredão na entrada da barra.......

COISAS DO PASSADO-GENTE HUMILDE.
notas por JOÃO DOS REIS.

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma das 7 MARAVILHAS DE VILA DO CONDE: a desmontagem e mudança da "PIRAMIDE" 6 metros para sul...
Mario

José Cunha disse...

Mário, fale-nos dessa deslocação de 6 metros para sul.
Eu, nada sei acerca desse assunto.

ZC

Anónimo disse...

Quando do ùltimo arranjo da zona
envolvente do Forte de S.João, por algum daqueles estranhos caprichos dos responsaveis, resolveram
desmontar a Memória do lugar onde estava para a implantar meia duzia de metros (ou menos)a seguir...
E depois os dinheiros não chegam.
Pudera!
Mario