28 maio, 2007

CURIOSIDADES

Desenvolvimento do publicado em 13-Maio.


As fotografias, ilustram o cortejo automóvel, com as individualidades locais e nacionais dirigindo-se para os Paços do Concelho, onde vão ter lugar as cerimónias de homenagem ao grande industrial nortenho, Comendador Delfim Ferreira. 27 de Maio de 1951.
O desfile automóvel que se vê nas fotos, ilustram a chegada à Câmara Municipal, pela rua da Misericórdia em carros abertos de Sua Excelência Reverendíssima o Arcebispo de Braga e Sua Excelência Reverendíssima o Bispo do Porto.
O Presidente da Câmara senhor Bento de Sousa Amorim e o homenageado, senhor Comendador Delfim Ferreira e outras individualidades deram entrada nos Paços do Município pela Rua da Igreja. Na cerimónia no Salão Nobre o ministro da economia e indústria Doutor Ulisses Cortez, condecorou o Comendador Delfim Ferreira com a Gran-Cruz de Mérito Industrial.
Finda a cerimónia, reorganizou-se o cortejo automóvel, percorrendo a rua Joaquim Maria de Melo (hoje, de S. Bento) , largo do Laranjal, Praça da República até ao largo da Estação de Caminho de Ferro (hoje largo Delfim Ferreira), onde se procedeu à inauguração solene do Bairro Social "Delfim Ferreira", pelo Ministro das Corporações e Previdência Social, Doutor José Soares da Fonseca e Benzido por Sua Excelência o Arcebispo Primaz de Braga, D. António Bento Martins Júnior. Dali, o cortejo automóvel partiu estrada fora a caminho de Mindelo, onde foi inaugurada a "Fábrica de Mindelo", solenemente Benzida pelo Bispo do Porto.

Fernando Azevedo.

Para mais detalhada informação, consultar "Renovação" de 2 Junho de 1951.

6 comentários:

Afonso Henriques disse...

nem de propósito, estive neste fim de semana a ver o desenrolar das obras do metro na estação de santa clara quando vi e li a placa do bairro delfim ferreira alusiva à inauguração do bairro no ano de 1951, há mais de 50 anos. é curioso agora ligar essa placa a este cortejo. e na placa estão lá os nomes do arcebispo de braga e do ministro das corporações e providencia social. e nem parece que aquele bairro visto de fora tem 56 anos.

Anónimo disse...

Então D. Afonso Henriques reparou
que aquele Largo da Estação está
a ficar um primor, o que muito vai
valorizar a zona, especialmente a
futura urbanização que dizem ir ser
implantada pela Iconor no lugar das instalações da antiga Fábrica
de Tecidos Valfar...
Felizmente que aquele belo Bairro
Social, agora propriedade dos moradores, ainda perdura.
Cereja

Afonso Henriques disse...

dispenso o Dom. obrigado.

Anónimo disse...

Post muito interessante. Relativamente a Delfim Ferreira (industrial textil), nasceu em Riba de Ave (V.N. de Famalicão)a 13 de Dezembro de 1888 e faleceu a 24 de Setembro de 1960.Quando, "em 1960, Delfim Ferreira morreu, era provavelmente a maior fortuna pessoal portuguesa"*

*in(Fortunas & Negócios:revista)
Cumprimentos
Eduardo Santos Carneiro

Anónimo disse...

Post muito interessante sobre o maior industrial têxtil do país...
Delfim Ferreira de Riba D'Ave.
Cumprimentos
Eduardo Santos Carneiro

Anónimo disse...

"errata"
Post muito interessante sobre o maior industrial têxtil do país, entre as décadas de 40 a 60, do século XX.