31 maio, 2007

HOMENAGEM



2 DE SETEMBRO DE 1951.

No passado domingo, realisou-se, no nosso Ave, a Regata, integrada nas Festas que o C. F. V. levou a efeito em Homenagem ao Brasil e que tiveram o patrocínio do Diário do Norte e Jornal de Notícias.
Ás 3 horas da tarde chegou a Vila do Conde, seguido de uma longa fila de automóveis,o Sr. Consul do Brasil, Dr. Carvalho de Sousa, que expressamente se deslocou a esta Vila para assistir às festas.
Depois de se apear na Praça da República, cujas casas se encontravam engalanadas, o Sr. Consul, que era acompanhado pelo Sr. Bento Amorim, ilustre presidente do município, membros da Direcção C. F. V. e outras individualidades, dirigiu-se à Lingueta do Terreiro, por entre alas de remadores empunhando os remos, enquanto subiam no ar muitas dúzias de foguetes e a Banda dos Bombeiros executava o Hino do Clube.
Procedeu-se depois ao batismo dos dois magníficos "yolles de mar", cuja madrinha foi a Ex.ma Sra.D Mary Carvalho e Sousa, ilustre Consuleza do Brasil.
Os barcos passam a chamar-se "Brasil" e "Portugal", substituindo, assim, na sua função e nomes os velhos "runners" há pouco abatidos à flotilha fluvialista.
O Presidente do Clube, o Sr. Dr. Ramos de Almeida, usou da palavra, referindo-se aquela cerimónia e à honra que as altas individualidades davam com a sua presença àquele acto.
Seguidamente, os novos barcos, por entre palmas, foram lançados à água, dirigindo-se, rio acima, para a tribuna, perante a qual desfilaram.

RENOVAÇÃO-1951.

PS: Zé, assim fica datada a tua fotografia, e agora vou tentar identificar as pessoas.
Da esquerda para a direita: Celso Pontes (meu tio e vice-presidente do clube), Domingos de Oliveira (dedicado amigo da Biblioteca do C.F.V.), teu pai Correia Guedes (Juiz da Comarca), Consulesa e Consul do Brasil, Sr. Ramos de Almeida (Presidente do Clube) e o Sr. José Costa (o de bigode, segundo do lado direito).

8 comentários:

Anónimo disse...

Quem foi o Sr. José Costa (o tal 2º da Direita)?

Anónimo disse...

Ramos de Almeida foi Avogado em Vila do Conde...

Anónimo disse...

Fantástico ! Muito obrigado .
Este blog é um verdadeiro serviço público ... e isto vai ainda apenas no princípio . O potencial de informação que existe , quer no "Carioca" quer no seu número crescente de leitores , faz-me acreditar que por aqui passa uma boa parte da História e da memória de Vila do Conde .
Vou mandar mais fotografias . Espero que outros leitores façam o mesmo .

Dezembro disse...

Muito interessante,a todos os títulos.Exploro,silenciosamente,aspectos vitais do nosso passado mais profundo.Hoje,ñ sei porquê,tive que to dizer.Obrigado,até Dezembro

Anónimo disse...

Penso eu de que, reconheço:
- 1ª foto, Dario Valongueiro (de oculos escuros e então corresp. do Comércio do Porto); juiz Correia Guedes; Celso Pontes (de costas) e
Ramos de Almeida.
- 2ª foto, Bento Amorim; Ramos Almeida; Mario Almeida (de chapéu na mão); Alves da Costa e Correia
Guedes.
Mario

José Cunha disse...

Mário, tem razão, estes "reconhecimentos", ainda não estão muito exactos. Vamos aguardar mais algum tempo, talvez apareça alguém que nos possa ajudar.
Obrigado.
JCunha.

Anónimo disse...

Aquele senhor logo a seguir ao
Mário Almeida não é o Dr. Ruiz,
da Farmácia de Azurara?
Pois é.
Alfredo

Anónimo disse...

Belo documento com muita história.
batidasfotograficas.blogspot.com