No passado domingo, realisou-se, no nosso Ave, a Regata, integrada nas Festas que o C. F. V. levou a efeito em Homenagem ao Brasil e que tiveram o patrocínio do Diário do Norte e Jornal de Notícias.
Ás 3 horas da tarde chegou a Vila do Conde, seguido de uma longa fila de automóveis,o Sr. Consul do Brasil, Dr. Carvalho de Sousa, que expressamente se deslocou a esta Vila para assistir às festas.
Depois de se apear na Praça da República, cujas casas se encontravam engalanadas, o Sr. Consul, que era acompanhado pelo Sr. Bento Amorim, ilustre presidente do município, membros da Direcção C. F. V. e outras individualidades, dirigiu-se à Lingueta do Terreiro, por entre alas de remadores empunhando os remos, enquanto subiam no ar muitas dúzias de foguetes e a Banda dos Bombeiros executava o Hino do Clube.
Procedeu-se depois ao batismo dos dois magníficos "yolles de mar", cuja madrinha foi a Ex.ma Sra.D Mary Carvalho e Sousa, ilustre Consuleza do Brasil.
Os barcos passam a chamar-se "Brasil" e "Portugal", substituindo, assim, na sua função e nomes os velhos "runners" há pouco abatidos à flotilha fluvialista.
O Presidente do Clube, o Sr. Dr. Ramos de Almeida, usou da palavra, referindo-se aquela cerimónia e à honra que as altas individualidades davam com a sua presença àquele acto.
Seguidamente, os novos barcos, por entre palmas, foram lançados à água, dirigindo-se, rio acima, para a tribuna, perante a qual desfilaram.
RENOVAÇÃO-1951.
PS: Zé, assim fica datada a tua fotografia, e agora vou tentar identificar as pessoas.
Da esquerda para a direita: Celso Pontes (meu tio e vice-presidente do clube), Domingos de Oliveira (dedicado amigo da Biblioteca do C.F.V.), teu pai Correia Guedes (Juiz da Comarca), Consulesa e Consul do Brasil, Sr. Ramos de Almeida (Presidente do Clube) e o Sr. José Costa (o de bigode, segundo do lado direito).