16 abril, 2007

ESCOLA DO FERRAZ

----------------------
Analisando a fotografia, vemos em primeiro plano, o largo sobre o rio onde existe o monumento aos «Mortos da Guerra», largo esse , onde tinha sido fixado o pegão da extremidade da ponte de pedra que ruiu em 1821. Podemos observar nesse mesmo largo, uma dupla escada de pedra, que desce até ao rio, um lanço para montante, e outro para jusante, do rio. Não sei o ano em que terão sido desmanteladas, mas hoje já não as vemos.
Em segundo plano, vemos a escola primária actual, que veio substituir a também escola, mas particular,«ESCOLA DO FERRAZ».

4 comentários:

José Guedes disse...

A Escola do Ferraz ?
Nunca tal ouvi .
E se um outro Ferraz ( o Zé Luis )desenvolvesse o tema e nos esclarecesse sobre o assunto ?
Eu frequentei a Escola da D. Conceição Minhava , excelente senhora a quem presto a minha sentida homenagem .
Mas a tal "Escola do Ferraz" passou-me completamente ao lado ...

Anónimo disse...

Já tinha ouvido.
Não havendo qualquer informaçao do meu primo e grande amigo, Zé Luis Ferraz, posso adientar que este FERRAZ de que se trata,não é da nossa familia.
O primeiro Ferraz da nossa familia -António de seu apelido-era oriundo de Oliveira-Barcelos.
Veio para cá em finais do seculo dezanove ou principios do seculo vinte.
Era meu bisavõ e avõ do Zé Luis e nem ele nem os filhos ,que eu conheci,estariam relacionados com o FERRAZ dessa escola
Antonio J.Ferraz Carmo

José Cunha disse...

Sempre atento. Obrigado António.
JCunha.

Anónimo disse...

Este Ferraz não é aquele que escreveu no Primeiro de Janeiro uma Carta Aberta a desmascarar o
Presidente da Câmara, e agora voltou atrás?...
Abrunho