01 março, 2007

LAVADEIRAS NO RIO AVE


QUE SENTIMENTOS ESTAS IMAGENS LHE DESPERTAM?

4 comentários:

Anónimo disse...

Primeiro Saudade.
Saudade da minha infância, quando via partir de minha casa a "Lavadeira" para o rio.

Segundo um profundo desgosto.
Desgosto pelo que fizeram ao nosso rio, onde apreendi a nadar e a pescar.

José Guedes disse...

A água do Rio Ave era limpa e tinha peixes . As lavadeiras usavam sabão amarelo para estas lavagens , em vez dos detergentes que hoje tudo destroem .
Ali perto havia um campo "ervado" onde várias vezes demonstrei a minha exuberante incapacidade para lidar com uma bola de futebol .Mesmo assim , ainda fui recrutado para os juniores do Rio Ave F. C. , tendo feito toda uma época como avançado-centro .
Ainda hoje não entendo como tal foi possível . Se calhar não havia mais niguém para completar o "onze" ...

Anónimo disse...

Me desculpe o José Guedes, mas as
lavadeiras lavavam a roupa com sabão de barra rosa ou azul e não amarelo.
O sabão amarelo era geralmente usado para esfregar o soalho das casas.
Hoje, no Ave não se pode nadar nem
pescar nem lavar, enquanto os esgotos continuarem a descarregar
tudo aquilo que è possível imaginar

José Guedes disse...

Mil perdões ! Devo reconhecer que não sou entendido em matéria de sabões , todos temos as nossas lacunas .
Agradeço ao leitor atento a oportuna correcção .