31 março, 2007

HOSPITAL DA MIZERICORDIA

(Excerto do Commercio de Villa do Conde, de Março de 1907)


O edificio, como se vê na gravura, é antigo e mais parece uma egreja que um hospital, exteriormente.

Tem um corpo central mais elevado, e dois lateraes. No primeiro vê-se a porta d´entrada encimada por uma janela sobre a qual está um nicho com a imagem de Nossa Senhora da Conçeição terminando este corpo em angulo agudo, e no vertice havia uma cruz, que mais lhe imprimia o tom de egreja, não faltando até o sino que se vê, n´um dos corpos lateraes.

Tem interiormente dois salões, servindo um para enfermaria de homens e outro contíguo para enfermaria de mulheres, havendo uma porta de comunicação sobre a qual se vê, um retato a óleo do fundador Diogo Pereira.

Na enfermaria de mulheres ha um altar guarnecido de talha dourada com a imagem da Conçeição, onde se diz missa.

Na enfermaria de homens, ha uma espécie d´altar com a imagem do Crucificado. Esta enfermaria não tem nem luz nem ventilação precisa. Além destes dois salões tem quarto d´operações hoje em condições muito regulares, quartos particulares, consultorio, casa mortuaria, cosinha e dispensa. O movimento dos doentes pode calcular-se entre 15 a 20 por mez. A estatistica dos operados é hoje importante e coroada de melhor exito.

O actual hospital, apezar de muitas reformas que tem soffrido, não está nas condições d´um verdadeiro hospital.

Era de toda a conveniência que fosse por diante a ideia d´um hospital novo, attendendo ao crescente movimento de doentes pobres, e exigencias da sciencia moderna. A falta d´um pavilhão para isolamento das doenças infeciosas é muito sensível, e nem hoje se pode admitir um hospital sem esta dependencia.

Os antigos regulamentos devem ser reformados e actualizados, porque está em harmonia com os progressos das sciencias medicas e prejudicam muito a pobreza....................


Depois aconteceu:

E agora ?

Sem comentários: